Descrição de chapéu The New York Times Família

Veja dicas de especialistas para pais conseguirem um tempinho sozinhos

Esse momento deve fazer parte da rotina da família desde o início da infância das crianças

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Farah Miller
The New York Times

Um dos melhores dias de 2020 aconteceu em dezembro, quando precisei fazer um tratamento de canal. Pude me estender na horizontal na cadeira do dentista sem ficar procurando notícias tenebrosas no celular e sem ninguém ficar me pedindo lanchinhos.

Depois do dentista, como eu já havia dito à minha família e a meus colegas de trabalho que ia demorar algum tempo, andei pelo centro de Manhattan (Nova York, EUA), folheei livros usados num sebo na calçada e ouvi um podcast para adultos enquanto voltava para casa. Foi uma delícia.

As crianças podem se sentir desconfortáveis quando os pais pedem por momentos sozinhos, mas especialistas dizem que elas devem lidar com esses sentimentos - Fizkes/Adobe Stock

As mães e os pais precisam de tempo para ficar a sós, e quero que meus filhos, que ainda são crianças, também valorizem esse tipo de independência. Como posso explicar a importância disso de uma maneira apropriada para a idade deles? Veja o que alguns especialistas recomendaram.

É HORA DE ENSINAR AS CRIANÇAS SOBRE AUTOCUIDADO

Falar do tempinho que as pessoas precisam para ficar a sós é uma oportunidade de ensinar as crianças sobre boa saúde mental.

"Não dê a entender que isso é uma coisa estranha que uma pessoa sente necessidade de fazer", recomendou Lisa Damour, psicóloga clínica que assina a coluna Adolescence, do New York Times.

"Diga: ‘Quando estou com você quero poder realmente prestar atenção a você, por isso preciso cuidar de algumas tarefas mentais, e isso é algo que eu faço sozinha. Desse modo posso estar muito mais presente quando estamos juntos.’"

O TEMPO PARA FICAR A SÓS DEVE FAZER PARTE DA ROTINA DA FAMÍLIA

Lembra aqueles gráficos codificados por cores dos primeiros tempos da pandemia? Aqueles jantares todos em família? Quando a pandemia começou, "discutimos as rotinas da família", disse Hina J. Talib, professora adjunta de pediatria e hebiatra do Children’s Hospital, em Montefiore, Nova York.

"Por que não falamos em criar uma rotina de reservar um tempo para ficar a sós?" Seus filhos. que ainda são crianças pequenas, sabem que ela sai todos os dias "para ficar olhando uma árvore no quintal".

Lizzie Assa, fundadora do website e conta no Instagram The Workspace for Children, que ajuda pais a ensinar seus filhos a brincar sozinhos, faz questão de que seus três filhos, que são crianças e adolescentes, tenham uma "hora de calma" todos os dias desde que tinham 2 ou 3 anos de idade. Ela disse que deu trabalho, mas valeu a pena.

TUDO BEM SE SEUS FILHOS FICAREM CHATEADOS

Se você não quer passar todas as horas do dia com seus filhos, "é normal – apropriado em termos de desenvolvimento — que eles se sintam insultados", explicou a Pooja Lakshmin, professora clínica de psiquiatria na Escola George Washington de Medicina.

Como mãe ou pai, ajude-os a entender que é tudo bem sentir tristeza. Passar um tempo com esse desconforto ensina às crianças que elas são capazes de cuidar de si mesmas, mesmo que isso as deixe temporariamente infelizes.

Tradução de Clara Allain

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.