Descrição de chapéu The New York Times Viver

Rigidez no corpo ao acordar é normal; veja como aliviar o sintoma

Alongar o corpo, se espreguiçar e flexionar as articulações são alguns dos movimentos indicados

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Katie Okamoto
The New York Times

Se você costuma acordar com os músculos rígidos, as articulações estalando ou a sensação geral de que seu corpo simplesmente não está tão flexível quanto estava quando foi para a cama, a primeira coisa que deve saber é que você não é o único.

Acordar com o corpo rígido é "uma experiência humana quase universal", disse Maryclaire Capetta, fisioterapeuta e professora assistente do departamento de cinesiologia da Universidade de Connecticut (EUA). E é bastante comum que isso aconteça todos os dias, acrescentou ela.

Embora a sensação de rigidez pela manhã seja normal e costume se dissipar rapidamente, também é desconfortável enquanto dura. A boa notícia, segundo os especialistas, é que existem alguns truques que você pode usar –quando se sentir rígido e mesmo antes que a sensação apareça– para te ajudar a conseguir algum alívio mais rápido

Mulher se espreguiçando
Se sentir levemente rígido pela manhã é normal - Tess Ayano/The New York Times

Na maioria das vezes, essa sensação de tensão ao acordar é resultado de mudanças noturnas na lubrificação de duas características diferentes do corpo: as articulações e a fáscia.

A fáscia é um grupo complexo de tecidos conjuntivos que circundam e sustentam os músculos, tecidos moles, órgãos e ossos.

Pense na fáscia como uma teia fibrosa que envolve e atravessa o tecido muscular para dar estrutura e estabilidade. Ela forma várias camadas, entremeadas por um lubrificante em forma de gel que permite que essas camadas deslizem suavemente, e ajuda você a se sentir solto e flexível, disse Antonio Stecco, pesquisador de fáscia e professor de medicina de reabilitação na Universidade de Nova York

Em certas situações –como quando a temperatura do corpo diminui, se você fica parado por muito tempo ou quando o ácido lático se acumula nos músculos e na fáscia durante exercícios intensos–, o lubrificante se torna mais espesso e viscoso e as camadas da fáscia não deslizam tão facilmente, levando à sensação de rigidez.

Quando você dorme, muitas dessas situações ocorrem: você geralmente fica parado por muito tempo (digamos, oito horas) e sua temperatura corporal tende a cair.

Suas articulações também podem contribuir para a sensação de rigidez pela manhã. Nas articulações saudáveis, um fluído espesso lubrifica o espaço entre as extremidades dos ossos, que são cobertas por cartilagem para ajudá-las a se mover livre e confortavelmente.

Sempre que você fica parado por um longo período de tempo (como quando está dormindo), a cartilagem suga o lubrificante como uma esponja, disse Capetta, fazendo suas articulações rangerem.

Como se sentir melhor

A boa notícia é que o remédio para a rigidez matinal –seja ela causada pela fáscia ou pelas articulações– é o mesmo: movimento.

Enquanto você ainda está na cama e deitado de costas, comece fazendo um alongamento de corpo inteiro, como um gato ou cachorro quando acorda, estendendo as pernas e os braços em direções opostas.

Em seguida, tente apontar e flexionar os dedos dos pés, ou esticar apenas os braços e o tronco, se espreguiçando. Para trazer o fluído de volta às articulações, tente dobrar e desdobrar suavemente os joelhos e os cotovelos, girar os pulsos e tornozelos ou balançar a cabeça suavemente de um lado para o outro.

Se você ainda se sentir rígido depois de sair da cama, tente marchar no mesmo lugar, e continue a flexionar as articulações que parecem rígidas, disse Capetta.

Se as costas e os lados do corpo estiverem tensos, você pode tentar um alongamento suave, como uma inclinação para a frente em direção aos dedos dos pés, com os joelhos levemente dobrados, ou curvas laterais, além das poses de ioga de gato e vaca.

Estudos sugerem que a prática regular de ioga pode ser eficaz para reduzir o desconforto associado à rigidez articular e muscular e à dor crônica nas costas. Faça o que achar bom.

Se você tem um cachorro, sair com ele logo de manhã pode fazer com que os líquidos do seu corpo fluam e ajudar você a se sentir ágil mais rapidamente. Se estiver frio pela manhã, experimente tomar uma ducha quente.

Embora seja saudável e normal se sentir um pouco tenso após uma noite parado, você pode se sentir ainda mais rígido se sua flexibilidade inicial já estiver limitada. Você pode diminuir isso fazendo exercícios de flexibilidade e mantendo um estilo de vida ativo em geral.

Se você ainda não se alonga regularmente, adicionar até 15 minutos de alongamento ao seu dia pode te ajudar a se sentir menos rígido ao acordar, disse Stecco. Se você trabalha sentado na frente do computador, tente se movimentar e mudar de posição ao longo do dia.

Tradução de Luiz Roberto M. Gonçalves

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.