Descrição de chapéu The New York Times Pets

Como manter pets seguros durante uma onda de calor; conheça sinais de insolação

Temperaturas muito altas podem ser fatais para os animais

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Dani Blum
The New York Times

Enquanto ondas de calor extremas cobrem grandes faixas do mundo, os donos de animais de estimação têm motivos especiais de preocupação.

"Se você sente muito calor, é ainda pior para seu pet", disse Sarah Hoggan, diretora médica do Especialista Veterinários da Califórnia, em Murrieta.

A insolação pode ser fatal para cães, gatos e outros animais, mas precauções simples podem os ajudar a superar o calor. Aqui está o que você precisa saber para manter seus animais de estimação com saúde.

Cão se refrescando com mangueira
Alguns animais são muito sensíveis a ondas de calor; especialista dá dicas de como mantê-los seguros em altas temperaturas - Alexey Vitvitsky/Xinhua

Mantenha os pets dentro de casa o máximo possível

Idealmente, deixe seu animal de estimação em espaços com ar-condicionado o maior tempo que puder durante o dia. Se você não tiver ar-condicionado, coloque o animal perto de um ventilador. Em geral, é melhor manter os pets em uma área que não tenha mais que 26 °C, disse Hoggan.

Se você precisar deixar seu animal de estimação do lado de fora, certifique-se de que ele tenha sombra suficiente e água fresca. Não o deixe sem supervisão por mais de alguns minutos e não o deixe diretamente sob o sol, disse Jerry Klein, veterinário-chefe do American Kennel Club.

Para animais que moram em gaiolas, como coelhos, colocar um pequeno ventilador ao lado ou uma garrafa de água congelada na gaiola pode os ajudar a se refrescar, disse Hoggan.

Cronometre seus passeios

Especialmente nas cidades, onde calçadas e asfalto quentes podem queimar e causar bolhas nas patas, tente evitar o pico de calor no meio do dia. Ligue o despertador e leve seu cachorro para passear de manhã cedo, seguindo a rota mais sombreada possível. Ou então, prefira fazer o passeio ao anoitecer.

Você também pode considerar a compra de botinhas para proteger suas patas, disse Lori Teller, nova presidente da Associação Médica Veterinária Americana.

Certifique-se de não exercitar demais seu cão e faça pausas frequentes além de não esqueçer de levar água.

Outro ponto importante é não deixar o animal de estimação sozinho no carro, nem por alguns minutos.

Centenas de animais morrem de exaustão pelo calor todos os anos depois de serem deixados em veículos estacionados. Não importa se você abre as janelas ou estaciona o carro à sombra. O interior de um veículo ainda pode atingir quase 50 °C em questão de minutos, disse Katie Wilkes, porta-voz da Cruz Vermelha Americana.

"Todos os anos dizemos isso, e todos os anos as pessoas esquecem", disse Klein.

Saiba quais animais correm maior risco

Um animal muito velho, muito jovem ou com problemas de saúde subjacentes corre maior risco de insolação e exaustão quando as temperaturas sobem, disse Hoggan. Raças de cães e gatos com pelagem mais espessa, como huskies, golden retrievers e gatos siberianos, também correm mais risco.

Animais com focinhos mais curtos e rostos "espremidos" ou achatados – como pugs, buldogues ingleses e franceses, boston terriers, gatos persas e do Himalaia – são extremamente suscetíveis ao calor, disse Teller.

Esses pets não conseguem ofegar com tanta eficácia e, portanto, podem ter dificuldade para regular suas temperaturas. Certifique-se de que eles passem o mínimo de tempo possível fora de casa, ela aconselhou.

Conheça os sinais de superaquecimento

Se o seu animal de estimação estiver ofegando excessivamente, com saliva espessa e pegajosa, agindo de forma letárgica, vomitando ou com diarreia, procure socorro imediatamente.

Nos cachorros, os sinais de insolação também incluem a língua vermelho-escura e gengivas alaranjadas. Para os gatos, a respiração com a boca aberta pode indicar que estão com muito calor.

Animais com exaustão pelo calor ou insolação também podem ficar confusos, disse Teller. Cães e gatos podem não responder a seus nomes ou comandos simples. Alguns também cambaleiam. "Eles podem parecer não estar totalmente acordados", disse ela.

Não demore para cuidar de seu pet caso ele apresente esses sinais. Umedeça toalhas com água fria – não gelada, que pode causar a constrição dos vasos sanguíneos – e enrole-as em seu animal de estimação.

Você também pode comprar coletes de resfriamento em lojas de animais, disseTeller. Leve seu pet a um veterinário ou hospital veterinário o mais rápido possível.

"Você não quer cometer um erro que poderia custar a vida de seu melhor amigo", disse Wilkes.

Tradução de Luiz Roberto M. Gonçalves

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.