Descrição de chapéu Viver

Entenda as terapias usadas por Neymar para se recuperar de lesão

Técnicas de fisioterapia são para agilizar a recuperação do camisa 10 da seleção brasileira

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Giovanna Balogh
São Paulo

O atacante Neymar, que sofreu uma lesão na estreia da seleção na Copa, tem sido tratado com duas técnicas de fisioterapia que trazem bons resultados, segundo especialistas ouvidos pela Folha.

A expectativa é que o camisa 10 esteja recuperado para entrar em campo nos jogos das oitavas de final, no entanto, ainda não há confirmação de quando ele voltará a jogar.

Para agilizar a recuperação, os médicos e os fisioterapeutas da comissão da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) têm usado tanto a eletroterapia como a crioterapia no jogador.

Tornozelo envolto pelo equipamento CryoSport
Terapia usada por Neymar junta exposição a baixas temperaturas com compressão em 360 graus - Divulgação

O fisioterapeuta coordenador do Vasco, Alexandre Barbosa, disse que no caso de Neymar está sendo usada uma espécie de bota onde a crioterapia é feita de forma mais eficaz do que simplesmente colocar um saco de gelo na lesão.

A técnica, explica o fisioterapeuta, é para reduzir o edema e também inibir os impulsos da dor controlando o processo inflamatório da lesão.

"Usamos essa tecnologia nos jogadores tanto no caso de lesão como na recuperação após os treinos e os jogos. Além de permitir regular a temperatura, podemos regular a pressão de acordo com a necessidade de cada atleta, tornando mais confortável e eficaz o tratamento", disse Barbosa, que está de férias na Europa tratando com a técnica um jogador recém-operado.

Ele disse que normalmente usa a temperatura de 9ºC a 10ºC para a recuperação dos jogadores e, no caso das lesões, são usadas temperaturas ainda mais baixas —a depender da tolerância de cada paciente.

Neymar chegou a postar uma foto com o equipamento que tem usado para tratar a lesão por meio da crioterapia. "Por ser uma lesão interna, não dá para prever facilmente o ponto lesionado nem para que lado o processo inflamatório está direcionado. Por isso, é usado o CryoSport, uma junção da crioterapia com compressoterapia, e que envolve em 360 graus o membro lesionado. Ele também permite uma pressão contínua ou intermitente, ou seja, ele comprime para retirar o edema e depois relaxa para que o sangue retorne ao ponto", afirmou Rodrigo Santana, desenvolvedor do CryoSport e CEO da Avanutri, que forneceu o equipamento usado por Neymar para a CBF.

Santana disse que existe pouca margem de erro do processo terapêutico e, assim, consegue reduzir o tempo de tratamento. "No caso do Neymar, por exemplo, o tornozelo contém um dos maiores complexos de ligamentos e nervos do corpo, assim o equipamento atua em 100% do tornozelo, reduzindo as chances de erro."

O fisioterapeuta Ronaldo Alves da Cunha, professor da disciplina de medicina esportiva da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), disse que entorse é algo bem comum em quem pratica atividade física e que a recuperação normalmente vai de uma a seis semanas. "Essa é uma lesão bastante comum, mas como é um evento súbito, acaba chamando muita atenção."

Eletroterapia

Cunha explica que usar gelo com a compressão e mais a eletroterapia (correntes elétricas utilizadas para tratamento da dor) são técnicas para otimizar o tratamento. Ele afirmou que a eletroterapia, assim como a crioterapia, são técnicas antigas, mas que foram beneficiadas com os avanços tecnológicos.

Além da eletroterapia, é possível usar a fototerapia, onde é usado um laser no tratamento. "A eletroterapia permite benefícios tanto para o alívio da dor como na cicatrização", afirma o fisioterapeuta da Unifesp.

"No caso do Neymar, o tempo importa e qualquer pequeno ganho que tenha, faz a diferença", disse Cunha. Ele afirmou que o critério de retorno do jogador ao esporte passa por uma equipe multidisciplinar que o acompanha e que são avaliados vários pontos, que vão desde o inchaço, dor, movimentos, força muscular e exames de imagem para saber se o atleta tem condições de voltar. "Além de tudo isso, é preciso ouvir o atleta, pois ele precisa ter confiança para jogar."

O fato de Neymar ter treinado na quinta (30) na piscina mostra um avanço na sua recuperação. Na água, a fisioterapia permite que o paciente faça movimentos, mas com um impacto menor no tornozelo lesionado.

O médico da seleção, Rodrigo Lasmar, em entrevista para a CBF TV, disse que Neymar não estará disponível no jogo contra Camarões, nesta sexta (02). A expectativa é ter Neymar à disposição nas oitavas de final. O time de Tite enfrentará Portugal, Uruguai, Gana ou Coreia do Sul.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.