Descrição de chapéu The New York Times Viver

Congestão nasal frequente pode ser sinal de alergia; saiba como tratar

Condição é comum e também pode ser causada por produtos de limpeza e infecções respiratórias

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Dani Blum
The New York Times

É mais que uma fungada. Seu nariz fica entupido, continua e assobia ou chia quando você respira. Seu rosto dói. Você usa caixas e mais caixas de lenços. A situação é sempre a mesma.

A congestão crônica é comum, diz Mark Dykewicz, alergista e imunologista da Faculdade de Medicina da Universidade de Saint Louis, mas tratá-la pode ser complicado –em parte porque existem muitas causas potenciais. Aqui está o que você deve saber.

Uma mulher com nariz escorrendo tem um remédio na mão, um nariz vermelho
Congestão crônica é comum e tem múltiplas causas, mas pode ser difícil de tratar - Grey/Adobe Stock

Por que estou tão entupido?

Existem muitos gatilhos potenciais para a congestão nasal, incluindo produtos irritantes em casa e no trabalho, alergias e infecções respiratórias superiores.

A anatomia do nariz também pode ser a culpada, acrescenta Dykewicz. Algumas pessoas nascem com ou desenvolvem um desvio de septo, no qual a fina parede de cartilagem e osso que separa a narina direita da esquerda está descentralizada. Isso torna uma passagem nasal maior que a outra, diz Dykewicz, e o lado menor pode ficar entupido facilmente.

Algumas pessoas também ficam congestionadas quando o septo e as estruturas próximas enfraquecem e começam a ceder com o tempo, ou quando os cornetos –pequenas placas ósseas dentro do nariz que limpam, aquecem e umidificam o ar que você respira– aumentam de tamanho, acrescenta ele.

As alergias sazonais são uma fonte óbvia de congestão –especialmente se você tiver olhos lacrimejantes e irritados, além de coriza e também estiver espirrando. Mas outros tipos de alergias ambientais podem entupir seu nariz o ano todo, pontua Sarah Hochman, professora-assistente da Escola de Medicina Grossman da Universidade de Nova York. Pelos de animais, caspa, saliva e urina podem aumentar e inflamar os tecidos moles do nariz, causando congestão, assim como os ácaros. Cheiros irritantes do dia a dia, como perfumes, escapamento de carros e fumaça de cigarro, também podem causar reações, acrescenta Dykewicz.

Infecções virais, como resfriado comum, gripe e Covid-19, também podem levar à congestão, assim como a pneumonia viral. Outros fatores incluem mudanças de temperatura e umidade, aponta Dykewicz, embora algumas pessoas tenham inflamação crônica sem causa conhecida.

Se o seu nariz estiver persistentemente entupido por mais de duas semanas, e especialmente depois de um resfriado, você pode ter uma infecção sinusal, ou sinusite, disse Hochman, que é uma inflamação dos seios da face. Outros sinais indicadores de uma infecção sinusal incluem dor de ouvido, febre e dor quando você toca suas bochechas. Se você tem congestão nasal e seu rosto ou testa também doem ao se inclinar para amarrar os sapatos, por exemplo, diz Hochman, pode ser outro sinal de infecção sinusal e você deve procurar atendimento médico.

A congestão também pode ser um subproduto surpreendente de alguns medicamentos, incluindo o Viagra e algumas substâncias inibidores de ECA para baixar a pressão arterial, aponta Dykewicz. Portanto, se você está enfrentando uma congestão crônica, é importante procurar os possíveis efeitos colaterais de qualquer medicamento ou suplemento que esteja tomando e consultar o médico que o prescreveu.

Como diminuir a congestão

Pode parecer simples, mas primeiro tente limpar o nariz o máximo possível, assoando suavemente num lenço de papel, diz Raj Sindwani, otorrinolaringologista da Clínica Cleveland. Você pode usar um spray nasal salino vendido sem receita para ajudar a irrigar as passagens nasais duas ou três vezes por dia, indica Dykewicz.

Também é importante se manter hidratado, pois os líquidos podem ajudar a afinar o muco do nariz, permitindo que escorra com maior facilidade. Um banho de vapor também pode ajudar a abrir suas passagens nasais, pontua Hochman.

Certos medicamentos de venda livre podem ajudar a combater o congestionamento, embora muitos tenham ressalvas, diz Dykewicz.

Se as alergias são a causa raiz do seu congestionamento, seu médico pode recomendar um anti-histamínico oral, como cetirizina ou fexofenadina para sintomas leves. A maioria dos anti-histamínicos é segura em longo prazo, aponta Hochman, mas se você for usá-los por mais de uma ou duas semanas consulte um médico.

Para sintomas mais graves, sprays nasais medicamentosos podem ajudar, mas alguns são mais seguros para uso prolongado do que outros, afirma Dykewicz. Os sprays nasais esteroides que contêm ingredientes ativos como fluticasona, triancinolona ou budesonida são seguros para uso pelo tempo que você precisar, pontua Sindwani. "Sem problema, você pode usar esses o quanto quiser", diz ele.

Mas sprays nasais que contêm descongestionantes como oximetazolina ou fenilefrina não devem ser usados por mais de três a cinco dias, pois oferecem risco do que os médicos chamam de "congestão de rebote", diz Dykewicz. Esses medicamentos causam a contração dos vasos sanguíneos, abrindo o nariz por um breve período de alívio. Mas, se usados repetidamente, as mucosas do nariz podem inchar, indica Hochman, e algumas pessoas acabam se sentindo pior do que antes. Existe algum risco de que, após o uso prolongado desses sprays nasais, o inchaço possa se tornar persistente e exigir tratamento adicional, por exemplo com esteroides, pontua Dykewicz.

"O nariz fica cada vez mais entupido", diz. "As pessoas se tornam de fato viciadas nisso."

Se a congestão nasal crônica estiver interferindo em sua vida diária, aponta Hochman, você deve procurar atendimento de um otorrinolaringologista, que investigará se seu nariz tem um problema estrutural ou se você tem algo como uma sinusite crônica.

"Cada pessoa tem um limite diferente acima do qual não aguenta mais", diz ela.

Tradução de Luiz Roberto M. Gonçalves

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.