Descrição de chapéu The New York Times Viver

Como um cardiologista mantém seu coração saudável; veja dicas

Álcool e cigarro devem ser evitados, mas cafeína pode ser consumida

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Hannah Seo
The New York Times

Aos 66 anos, Hugh Calkins, professor de cardiologia na Universidade Johns Hopkins (EUA), sabe que um estilo de vida saudável é importante para a saúde do coração.

Aqui estão seis coisas que ele faz para manter o dele em forma.

Ilustração 3D do coração
Para manter a saúde do coração o cardiologista Hugh Calkins faz atividade física regularmente - Yodiyim/Adobe Stock

Exercício físico

O exercício regular fortalece o músculo cardíaco, o que ajuda o órgão a bombear o sangue para os pulmões e para o resto do corpo.

Calkins nada durante 45 minutos, cinco dias por semana, e usa o elíptico por 30 minutos, três vezes por semana. Ele também leva seu cachorro para uma caminhada de 3 km diariamente. Os adultos devem fazer pelo menos 150 minutos de exercícios de intensidade moderada e dois dias de atividade de fortalecimento muscular, todas as semanas.

Dormir

Calkins garante pelo menos 7 h de sono todas as noites. Dormir de forma insuficiente está relacionado a pressão alta e diabetes tipo 2.

'Não' ao cigarro, 'às vezes' ao álcool e 'sim' à cafeína

O tabagismo é uma das principais causas de doenças cardiovasculares. O álcool não é bom para o coração, então ele limita sua ingestão a 1 a 3 drinques por semana. Algumas pessoas pensam que a cafeína é ruim para o coração, mas nenhuma estudo científico provou isso.

Pressão sanguínea

Verifica sua pressão arterial uma vez por mês. Se começar a ficar acima dos níveis normais, diz ele, pode ser um sinal para fazer algumas mudanças no estilo de vida. As pessoas geralmente não precisam monitorar a pressão dessa maneira, mas isso pode ajudá-las a prever possíveis problemas cardíacos.

Aplicativo de alimentação

A contagem de calorias não é útil ou mesmo recomendada para todos, diz ele. Mas Calkins gosta de monitorar o que e quanto está comendo para garantir que faz uma dieta balanceada.

Ele evita consumir mais de 2.000 calorias por dia para evitar ganho de peso, o que pode aumentar o risco de problemas cardíacos.

Medicamentos

Existem alguns problemas cardíacos que você não pode controlar apenas com mudanças no estilo de vida. Isso inclui colesterol alto. Para diminuir o colesterol, Calkins toma estatinas. Ele incentiva outras pessoas a consultar seus médicos sobre os medicamentos adequados para elas.

Tradução Luiz Roberto M. Gonçalves

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.