Descrição de chapéu The New York Times Beleza

Faz mal lavar o cabelo todos os dias? Entenda

Periodicidade da higiene capilar depende fatores como espessura do fio, oleosidade e hábitos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Jancee Dunn
The New York Times

Ouvi dizer que lavar o cabelo todos os dias pode retirar sua oleosidade natural, tornando-o seco, quebradiço e causando irritação no couro cabeludo. É verdade? E se eu fizer atividade física com frequência?

Usar ou não xampu todos os dias é uma resposta que depende de vários fatores, diz Murad Alam, vice-presidente do departamento de dermatologia da Universidade Northwestern. Entre eles estão a textura do cabelo, oleosidade, seus hábitos de vida e sua idade, diz ele.

Frequência da higiene capilar depende de diversos fatores - Suphaya/Adobe Stock

O xampu limpa o couro cabeludo e os cabelos, removendo contaminantes ambientais como sujeira e pólen, bem como caspa, suor e produtos para os fios.

Também dissolve o sebo, substância oleosa e cerosa produzida pelas glândulas sebáceas próximas aos folículos pilosos. O sebo evita que o couro cabeludo fique muito seco e protege a pele de infecções, afirma Rosemarie Ingleton, professora clínica assistente de dermatologia no Hospital Mount Sinai, em Nova York.

Mas se o sebo se acumular pode causar problemas, ela adverte.

Quando lavar diariamente

Usar xampu todos os dias, diz Alam, pode ser a melhor opção para pessoas com couro cabeludo oleoso, onde o sebo pode se acumular, o que deixa o cabelo mole, oleoso e possivelmente com mal cheiro.

Quem tem cabelos finos, afirma, também podem sentir os fios oleosos mais rapidamente, uma vez que há menos cabelo para absorver o óleo. Para estas, usar o produto todos os dias também pode ser útil.

A lavagem diária também pode ser necessária, acrescenta Alam, se você usa com frequência produtos como géis ou sprays para cabelo, que podem se acumular no couro cabeludo e causar irritação –ou mesmo impedir o crescimento do cabelo, obstruindo os folículos pilosos.

Quando evitar a lavagem diária

Nem todas as texturas de cabelo suportam uma lavagem diária, diz Ingleton, incluindo cabelos cacheados ou crespos, que podem ficar secos e quebradiços se lavados diariamente ou mesmo a cada dois dias. Para as pessoas negras, a Academia Americana de Dermatologia recomenda lavar o cabelo toda semana ou a cada duas semanas.

Shereene Idriss, dermatologista e fundadora da Idriss Dermatology na cidade de Nova York, tem recomendações mais rígidas para a lavagem, não importa quão fino ou oleoso seja o cabelo.

"No que diz respeito à saúde do couro cabeludo, não recomendo lavar regularmente todos os dias", diz Idriss, acrescentando que isso pode causar "irritação, inflamação e outros problemas no couro cabeludo".

Tratamentos químicos, como tinturas e relaxantes, podem tornar a haste do cabelo mais propensa a danos, afirma Alam. Ele recomenda lavar cabelos quimicamente tratados duas a três vezes por semana.

Certos medicamentos, como estatinas, anti-histamínicos e diuréticos também podem aumentar o ressecamento da pele e do couro cabeludo, pontuya Alam. Se você os toma, lave o cabelo com um xampu suave que contenha hidratantes para evitar ressecamento e irritação.

A idade também pode ditar seu programa de lavagens, diz Alam. A produção de sebo é tipicamente lenta durante a primeira infância, aumenta na puberdade, nivela na idade adulta e diminui gradualmente após os 70 anos. Portanto, se você for mais velho, seu couro cabeludo pode estar mais seco e talvez não precise de uma esfoliação diária.

O que fazer se você se exercita regularmente

Se você costuma treinar e sua excessivamente, diz Alam, o sal do suor pode entupir os poros e os folículos capilares. Isso pode exigir uma lavagem ou enxágue diário "para limpar o sal e as secreções", afirma ele. "Se você não enxaguar o cabelo depois, pode ter inflamação dos folículos pilosos, o que é chamado de foliculite, e espinhas no couro cabeludo."

Isso é ainda mais importante se você tiver cabelo oleoso, diz Idriss. Talvez seja necessário lavá-lo todos os dias, acrescenta ela, mas nem sempre é preciso usar xampu.

"Alternar uma lavagem completa com apenas um enxágue, dia sim, dia não, pode diminuir a remoção da oleosidade do couro cabeludo", pontua Idriss. E molhar o cabelo com água pura, acrescentou ela, "pode ser suficiente para aguentar até o dia seguinte".

Se você simplesmente não consegue pular o xampu, diz Idriss, escolha uma fórmula suave que diga no rótulo "livre de sulfato" ou "suave", e evite água quente e esfoliação excessiva, que podem irritar o couro cabeludo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.