Descrição de chapéu Todas Mente saúde mental

Deixar de seguir alguns perfis nas redes sociais pode ajudar a reduzir a ansiedade

Fazer uma limpeza na lista de quem seguimos pode diminuir sentimento de frustração e comparação

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Com pessoas postando suas vidas de forma maquiada nas redes sociais, fica fácil achar que a grama do vizinho é sempre mais verde. A cada minuto são vídeos e fotos de viagens, carros caros, sucesso no trabalho, na vida fitness e no amor.

Comparar a vida e as conquistas com a dos outros pode levar à baixa autoestima, sentimentos de inadequação e ansiedade em relação à imagem e status social. É o que diz a psicóloga Vanessa Gebrim, pós-graduada em psicologia pela PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo).

Dar unfollow nas redes sociais pode ser bom para saúde mental
Dar unfollow em alguns perfis nas redes sociais pode ser bom para saúde mental - Pexels

Era o que sentia a estudante de cinema Hadassa Maciel, 22, que decidiu eliminar quem não a influenciava de forma positiva por causa de sua ansiedade. Ela diz que seu quadro piorou muito durante a pandemia. "Quando eu olhava as redes sociais, tanto o Instagram quanto o TikTok, e via as pessoas que faziam parecer ter uma vida perfeita, todo mundo magro, que vai para a academia todos os dias, que tem uma dieta saudável e pele perfeita, eu ficava muito mexida."

Um estudo de 2017 da Royal Society for Public Health chamada #StatusofMind —algo como status da mente—, examinou os efeitos positivos e os negativos das redes sociais na saúde dos jovens. A pesquisa mostrou que o YouTube é a plataforma que tem o melhor impacto e o Instagram é a mais prejudicial para a saúde mental. Naquela época, o TikTok ainda não era uma febre como hoje, o que poderia tornar os resultados diferentes. "Eu cheguei a desinstalar o TikTok e o Instagram porque eu me cobrava muito", afirma Hadassa.

Gebrim, a psicóloga, afirma que as redes sociais podem, sim, gerar algum tipo de gatilho ou frustração, principalmente com essa onda das pessoas ficarem mostrando um estilo de vida sonhado por muitos, como o corpo esbelto, viagens incríveis, casas deslumbrantes, carros novos e alegria em tempo integral. "Isso é algo bem improvável de ocorrer o tempo todo e acaba afetando muito as pessoas. O ideal é parar de seguir o que te faz mal e ficar somente com aquilo que te faz bem", diz

Hadassa conta que se sentia mal ao ver aquelas pessoas terem uma vida aparentemente perfeita. "Hoje em dia eu tenho discernimento e sei que não é uma vida perfeita, mas mexe muito com a cabeça da gente", diz. "Eu gosto de seguir pessoas normais, que mostram que a vida não é tudo isso."

A virada do ano é uma época propícia para revisar metas e repensar atitudes. Para começar o ano com uma relação mais saudável com as redes sociais, Gebrim, a psicóloga, dá algumas dicas. Ela afirma que trocar o que é tóxico por emoções e comportamentos positivos contribui para a saúde mental.

1 - Tenha consciência de uso da tecnologia

A psicóloga Vanessa Gebrim aconselha usar a internet com moderação. "Procure limitar o uso das redes sociais para apenas alguns minutos do seu dia, preferencialmente após a conclusão de suas tarefas, assim você evita a procrastinação", diz.

2 - Faça a limpa em quem acompanha

Parece mais fácil dizer do que fazer. A psicóloga recomenda observar a lista de quem segue e o que essas pessoas têm agregado de bom na vida. "Dê unfollow em todos aqueles que apenas despertam gatilhos de ansiedade em você ou que o conteúdo deixou de lhe interessar", diz.

Esses gatilhos, como ditos no início do texto, geram comparação e insatisfação. Podem estar relacionados à aparência, a sentimentos que outras pessoas transmitem ter em seus perfis, e até a bens materiais.

3 - Priorize contatos pessoalmente

"As redes sociais causam grande impacto na nossa vida real, portanto, faça mais encontros com amigos, desligue o celular na hora das refeições, e aproveite mais os momentos em família e com amigos", diz Gebrim.

4 - Detox das redes sociais

Esse passo pode parecer o mais difícil, e nem todo mundo está preparado. Mas dá para começar aos poucos. Procure passar alguns dias longe das redes sociais e rapidamente você será capaz de observar os benefícios que essa prática proporcionará na sua vida e a melhora nos índices de ansiedade, segundo a especialista.

5 - Saiba lidar com a frustração

"Para lidar com a frustração, uma dica é desenvolver a inteligência emocional", afirma a psicóloga. "A terapia é muito eficaz nesse processo, pois ajuda a pessoa a conhecer e controlar as suas emoções e sentimentos."

Como parte da iniciativa Todas, a Folha presenteia mulheres com dois meses de assinatura digital grátis.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.