Saúde Mental

Informação para superar transtornos e dicas para o bem-estar da mente

Saúde Mental - Sílvia Haidar
Sílvia Haidar
Descrição de chapéu Mente

Sintomas de ansiedade costumam aumentar à noite

Psicóloga dá dicas para relaxar e evitar pensamentos negativos antes de dormir

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A ansiedade é uma reação normal do nosso corpo em relação a um acontecimento futuro. Pode ocorrer, inclusive, por algo bom que está para acontecer.

Um estudo conduzido pelo psiquiatra Luc Staner, do Rouffach Hospital, na França, mostrou que 36% das pessoas que costumam se sentir ansiosas percebem que os sintomas se intensificam à noite.

"Durante o dia, quando estamos mais atarefados, o pensamento se estrutura no córtex pré-frontal do cérebro, onde estão as áreas de julgamento, planejamento e razão. Quando o córtex relaxa, ele se direciona às emoções. Consequentemente, os pensamentos ansiosos que estavam dormentes durante o dia surgem à noite", explica Monica Machado, psicóloga e fundadora da Clínica Ame.C.

A ansiedade é caracterizada por sensações físicas de agitação, alerta, inquietação e pensamentos focados em ameaças. "Já o transtorno de ansiedade, ou seja, a ansiedade patológica, tem o cérebro 'enganado'. Ele percebe o perigo onde não existe e não reconhece nossa capacidade de enfrentamento.", diz o psiquiatra Marco Abud.

Mulher branca deitada de pijama em uma cama, com a mão na cabeça em sinal de preocupação
Os sintomas de ansiedade podem aumentar à noite após um dia estressante - Burdun/Adobe Stock

"Nesses casos, a ansiedade torna-se um padrão, um hábito tóxico de sensações, pensamentos negativos e comportamentos de fuga que causam muito sofrimento, não permitindo que a pessoa faça suas escolhas. Além disso, faz com que ela se torne refém da ansiedade com prejuízos no trabalho, nos relacionamentos e na saúde", afirma o médico.

O tratamento para o transtorno de ansiedade é feito com sessões de psicoterapia, realizadas por psicólogos, e, quando necessário, medicamentos receitados por psiquiatra. Atividades como meditação, ioga e mindfulness também podem ajudar.

A seguir, a psicóloga Monica Machado dá dicas para enfrentar o problema.

Não leve os problemas para a cama
"Se você for deitar remoendo suas preocupações, será impossível pegar no sono, mesmo que esteja exausto. Pior: você acaba se forçando a dormir, vira de um lado, vira de outro, vê a hora passar, e o único resultado será mais ansiedade. Antes de dormir, aposte em livros, uma música calma ou um filme leve. O importante é distrair a mente e afastar os pensamentos negativos", diz Machado.

Aprenda a relaxar
Se o sono não vem, procure relaxar, não dormir. Se você relaxar, o sono virá com mais facilidade. Uma das dicas é praticar exercícios de respiração. Respire profundamente, direcionando a sua atenção para o movimento do ar que entra e sai dos pulmões. Solte o ar lentamente pela boca e, a cada inspiração, imagine uma paisagem ou uma imagem mental que transmita calma e serenidade.

Mantenha a rotina do sono
Segundo a psicóloga, não ter um horário definido para dormir é um forte gatilho para a ansiedade e insônia. "Deite todos os dias no mesmo horário, com uma diferença de, no máximo, 30 minutos. O hábito regula o relógio biológico e o ritmo circadiano, fundamentais para o organismo ajustar o sono", conta.

Evite exercícios físicos à noite
Praticar atividade física é essencial para combater a ansiedade, já que o exercício libera substâncias como dopamina e endorfina, que geram a sensação de bem-estar. No entanto, praticar exercícios nas últimas horas do dia pode fazer com que seu sistema nervoso fique muito ativo à noite, inviabilizando o sono. "Para muitas pessoas, o treino à noite gera tanto relaxamento que até ajuda a dormir melhor. Já para outras, o exercício neste período causa agitação. Se você faz parte deste último grupo, prefira treinar na parte da manhã", aconselha.

Evite as telas
Ao se deitar para dormir, evite celular, tablet, notebook e televisão. As luzes fortes comprometem a liberação da melatonina, o hormônio do sono. Além disso, redes sociais e sites de notícias podem desencadear estímulos mentais negativos, aumentando a ansiedade e dificultando que o cérebro se desligue.

Esqueça os boletos
"Se o dinheiro é uma das suas preocupações, jamais se deite e pegue o celular para checar o extrato bancário ou a fatura do cartão de crédito. Você não vai solucionar nada a essa hora e só vai alimentar a ansiedade. Se precisa organizar as finanças, deixe para fazer contas e rever o orçamento durante o dia."

Deixe o quarto aconchegante
Quanto mais agradável for seu quarto e sua cama, mais fácil será para dormir. Fatores como travesseiro confortável, temperatura ideal, ambiente sem luzes e ruídos podem determinar a qualidade do sono. Caso contrário, é possível acordar no meio da noite e não conseguir dormir mais. "Vale lembrar que dormir bem influencia diretamente a estabilidade física, mental e emocional, já que durante o sono o organismo exerce as principais funções restauradoras do corpo e da mente. Portanto, se o quadro é crônico, não hesite em buscar ajuda o quanto antes", alerta Machado.

Siga o blog Saúde Mental no Twitter, no Instagram e no Facebook.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.