Comer iogurte pode reduzir risco de diabetes, diz FDA; evidências são mistas

Agência permitirá que fabricantes anunciem que seus produtos podem prevenir o diabetes tipo 2

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Alice Callahan
The New York Times

Desnatado ou integral, com sabor ou sem, probiótico ou natural —o iogurte já está repleto de rótulos. Mas em breve você pode ver uma nova alegação em seu recipiente: neste mês, a FDA (agência reguladora de medicamentos e alimentos nos EUA) anunciou que permitirá que os fabricantes de iogurte digam que seus produtos podem prevenir o diabetes tipo 2.

A agência diz ter encontrado "evidências científicas limitadas" de que consumir iogurte pode reduzir o risco de diabetes tipo 2. A decisão veio em resposta a uma petição apresentada em nome da Danone North America, que fabrica iogurtes vendidos sob marcas como Activia, Dannon e Oikos.

potes de iogurtes
Fabricantes de iogurte americanos poderão divulgar que seus produtos podem prevenir diabetes tipo 2 - Bobbi Lin/The New York Times

O iogurte pode ser um alimento rico em nutrientes e parte de uma dieta saudável, e há algumas evidências que sugerem que pessoas que o consomem regularmente têm um menor risco de diabetes tipo 2, diz Frank Hu, professor de nutrição e epidemiologia na Escola de Saúde Pública Harvard T.H. Chan.

Mas os consumidores podem não perceber que "evidências limitadas" significam "as evidências não são muito fortes", diz Bonnie Liebman, diretora de nutrição do Centro de Ciência no Interesse Público, que apresentou um comentário público se opondo à petição. Aqui está o que a ciência diz.

Qual é a evidência sobre iogurte e risco de diabetes tipo 2?

A FDA citou 28 estudos em sua revisão das evidências sobre iogurte e risco de diabetes tipo 2. No geral, as evidências são um tanto limitadas e inconsistentes, diz Hu. Alguns estudos descobriram que pessoas que consumiam mais iogurte tinham menos probabilidade de desenvolver diabetes, mas outros não.

Hu e seus colegas conduziram vários dos maiores estudos citados pela FDA. Em um artigo de 2014, por exemplo, eles analisaram três grandes grupos de adultos nos Estados Unidos, totalizando quase 200 mil pessoas. Eles descobriram que aqueles que consumiam duas porções ou mais de iogurte por semana tinham um risco 12% menor de diabetes tipo 2 em comparação com aqueles que raramente comiam iogurte.

Mas um estudo de 2019 com 7.633 mulheres na Austrália, bem como vários outros mencionados na revisão da FDA, não encontraram uma ligação significativa entre o consumo de iogurte e a prevenção do diabetes tipo 2.

Todos os estudos citados pela FDA eram observacionais, o que significa que os pesquisadores perguntaram principalmente aos participantes quanto iogurte consumiam e depois acompanharam se desenvolveram diabetes ao longo do tempo. Tais estudos não podem determinar se o iogurte previne diretamente o diabetes tipo 2, já que pessoas que comem iogurte também podem ter outros hábitos saudáveis que poderiam protegê-las da doença, diz Liebman. Os pesquisadores tentam levar em conta esses outros fatores usando métodos estatísticos, afirma Hu, mas ele concordou que eles poderiam desempenhar um papel no menor risco observado entre os consumidores de iogurte.

De acordo com a FDA, o rótulo deve especificar que "comer iogurte regularmente, pelo menos 2 xícaras (3 porções) por semana, pode reduzir o risco de diabetes tipo 2". Essa quantidade semanal foi o mínimo necessário para ver um benefício em dois estudos revisados pela agência.

Apesar das incertezas, é plausível que consumir iogurte possa contribuir para um menor risco de diabetes tipo 2, diz Hu. É rico em proteínas, minerais e vitaminas, e, ao contrário da maioria dos outros produtos lácteos, ele acrescenta, o iogurte geralmente contém uma quantidade significativa de bactérias vivas que poderiam reduzir a inflamação e a resistência à insulina.

A nova alegação de saúde poderia servir como um lembrete útil para as pessoas de que o iogurte pode ser uma escolha saudável, diz Meera Shah, endocrinologista da Clínica Mayo em Rochester, Minnesota.

Mas, ela acrescenta, não é provável que comer três porções de iogurte por semana previna o diabetes tipo 2 por si só. "É muito mais do que isso", diz.

Que outros alimentos podem reduzir seu risco de diabetes tipo 2?

Manter um peso saudável e seguir uma dieta equilibrada são ambos importantes para prevenir o diabetes tipo 2, diz Hu.

Há evidências sólidas de que seguir a dieta mediterrânea pode prevenir o diabetes tipo 2. Você pode adaptar a dieta às suas próprias preferências, diz Shah, construindo suas refeições em torno de seus principais componentes —grãos integrais, frutas e vegetais, legumes, nozes e sementes e fontes saudáveis de gorduras como azeite de oliva e peixe.

Beber café também foi associado a um menor risco de diabetes tipo 2, acrescenta Hu.

Tão importante quanto, ele diz, é limitar o consumo de alimentos que possam aumentar seu risco de desenvolver diabetes tipo 2, incluindo bebidas açucaradas, carnes processadas e alimentos ultraprocessados.

Várias porções de iogurte por semana —especialmente iogurte natural sem adição de açúcares, talvez adoçado com frutas frescas ou um fio de mel— certamente podem fazer parte de uma dieta saudável em geral, diz Hu. Mas, afirma, "não é uma pílula mágica".

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.