Descrição de chapéu Corpo Todas

Entenda como é a cirurgia de remoção das costelas para afinar a cintura, como fez Andressa Urach

Procedimento é reconhecido pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e retira partes dos ossos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

No fim de semana, Andressa Urach, 36, contou nas redes sociais que fez uma cirurgia plástica para retirar duas costelas e deixar a cintura mais fina. A modelo publicou nos stories do Instagram uma foto de partes dos ossos que foram removidas.

Apesar de parecer um procedimento extremo para modificar o corpo, a remodelação costal é reconhecida e indicada pela SBCP (Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica).

Nelson Fernandes, cirurgião plástico especializado em contorno corporal e secretário do departamento de eventos científicos da SBCP, afirma que esse tipo de cirurgia é indicado para mulheres cisgênero ou trans que, mesmo não tendo acúmulo de gordura na região, têm as costelas mais abertas. Essa característica física deixa o corpo menos curvilíneo, com a cintura pouco marcada.

Fotografia mostra a mão de Andressa Urach ao lado dos pedaços de costelas
Foto publicada no Instagram por Andressa Urach: os ossos maiores fazem parte da costela 11 e os menores fazem parte da costela 12 - Reprodução/Instagram

Há duas técnicas que manipulam os ossos para afinar a cintura, explica o médico. "Na primeira, mais utilizada no Brasil, fazemos uma pequena incisão, em torno de quatro milímetros de cada lado na altura das costelas 11 e 12. Então fazemos a corticotomia, que é a lesão da parte mais externa do osso. Com isso, conseguimos fazer o que chamamos de fratura em galho verde, ou seja, apenas entortamos o osso, aumentando a curvatura das costelas", diz.

No outro método, que foi utilizado no caso de Andressa, é feita a remoção de partes das costelas 11 e 12. "A incisão e, consequentemente, a cicatriz vai ser um pouco maior, algo em torno de 2,5 centímetros. Partes das costelas são retiradas através dessas incisões."

Os pares de costelas 11 e 12 são os mais inferiores e chamados de flutuantes. Ao contrário das verdadeiras (1 a 7), que se conectam diretamente ao osso esterno por meio de suas próprias cartilagens, e das falsas (8 a 10), que se ligam ao esterno indiretamente pela cartilagem da costela acima, as costelas flutuantes não possuem conexão com o esterno. Elas são menores e protegem os órgãos abaixo da cavidade torácica, especialmente os rins.

Pós-operatório e riscos

Quando ocorre a fratura das costelas, a paciente precisa usar um corset por dois meses, que é o período que o osso demora para cicatrizar na nova curvatura. No caso da remoção, o uso do corset não é necessário. Em ambas as técnicas, a pessoa precisa tomar antibióticos e anti-inflamatórios e costuma ser liberada para fazer exercícios físicos após 30 dias.

O principal risco do procedimento, afirma Fernandes, é a possibilidade de haver uma perfuração da pleura, uma membrana que reveste os pulmões, o que pode levar a um quadro de pneumotórax, que é o colapso parcial ou total do pulmão devido à presença de ar entre as camadas da pleura. "No entanto, não há nenhum caso relatado até hoje", ressalta o cirurgião plástico.

O desejo de modificar o corpo e o rosto pode estar ligado ao transtorno dismórfico corporal, também chamado de dismorfofobia.

O quadro é caracterizado pela insatisfação constante com a aparência e pela busca por uma perfeição muitas vezes inalcançável, como de imagens manipuladas por ferramentas como Photoshop e filtros de redes sociais.

No entanto, o psiquiatra Adilon Harley Machado, do Espaço Arquétipo, observa que nem sempre o excesso de procedimentos estéticos é sinal de dismorfofobia.

"Estamos revivendo a era das super magras. Existem, sim, situações em que essa busca por cuidados estéticos irá simbolizar um transtorno, mas o apelo comercial excessivo por si só pode gerar demandas mesmo em pessoas saudáveis", afirma o psiquiatra.

Como parte da iniciativa Todas, a Folha presenteia mulheres com três meses de assinatura digital grátis

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.