Vírus podem ter papel no mal de Alzheimer

Pesquisadores ressaltam que isso não significa que os micro-organismos causem a doença

Nova York | The New York Times

A teoria é controversa e geralmente descartada por especialistas, mas um novo estudo que inclui proeminentes pesquisadores do mal de Alzheimer, eles também ex-céticos, pode mudar a história. 

Mulher com alzheimer anda por corredor escuro
Mulher com alzheimer anda por corredor escuro - Sebastien Bozon/AFP

O estudo oferece evidência robusta para a ideia de que diferentes vírus podem estar envolvidos na doença, particularmente dois tipos de herpes que infectam a maioria das pessoas na infância e ficam dormentes por anos.

A pesquisa, publicada na revista Neuron, analisou amostras de quase 950 cérebros humanos.

Os autores ressaltam: não está se afirmando que os vírus causam o mal de Alzheimer. A pesquisa deles sugere que vírus podem dar o pontapé inicial a uma resposta imune que pode levar ao acúmulo da amiloide, uma proteína que se forma em placas presentes nos cérebros de quem tem alzheimer.

A infecção por herpes, porém, pode não ser a única a funcionar como gatilho de respostas imunes do cérebro. Bactérias, parasitas e outros micróbios também têm esse poder.

Mas cientistas ainda céticos levantam a questão do ovo ou da galinha: os vírus achados em maior quantidade nos cérebros com alzheimer não poderiam ser consequência da doença?

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.