Descrição de chapéu Saúde responde

O que é libido, uma das perguntas mais buscadas no Google em 2019?

Desejo sexual tem relação com hormônios e com condição psicológica

São Paulo

"Oi, razão da minha libido". A frase da modelo Najila Trindade enviada por mensagem a Neymar, divulgada na internet pelo jogador, ficou famosa e deu origem a diversos memes durante o ano. Mas, aparentemente, muita gente não sabe o que significa libido, como mostra a lista do Google dos termos mais procurados pelos brasileiros em 2019.

No século 20, a palavra ganhou notoriedade pelo uso que Sigmund Freud (1856-1939) fez dela, segundo Carmita Abdo, coordenadora do programa de estudos em sexualidade (Prosex) do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.

A especialista afirma que o criador da psicanálise costumava usar a palavra para falar sobre energia vital. 

Vulva e pênis feitos com massa de modelar para aula de educação sexual
Aula de educação sexual - Karime Xavier/Folhapress

"Transcendia o aspecto sexual", diz Abdo. "Hoje, é tido como aquilo que dá ao indivíduo alguma disposição para buscar prazer, satisfação e está muito associado à questão sexual."

Para aproveitar o momento, vale entender um pouco além do significado. 

A libido está ligada aos hormônios sexuais, principalmente a testosterona. Na juventude, é grande a produção e, consequentemente, a libido.

Com a redução da produção dos hormônios estrogênio e testosterona --e consequente menor lubrificação e alteração na sensibilidade do corpo--, as mulheres costumam ter redução da libido na menopausa e pós-menopausa. Cremes vaginais, que devem ser usados sob indicação médica, podem ajudar nessa fase.

Os homens também podem ter redução de libido ligada a síndromes metabólicas, como pressão alta e aumento da glicose no sangue e circunferência da cintura aumentada. 

Mas, quando se trata da libido tanto de homens como de mulheres e homens, nem tudo são hormônios.

A saúde mental e a qualidade do relacionamento também desempenham importante papel no desejo. 

"Para uma boa libido, você precisa de saúde física e emocional. O sexo é um parâmetro de como está a saúde", afirma Abdo.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.