Descrição de chapéu Coronavírus Textos liberados

Novo coronavírus pode ser transmitido pelo sexo?

Ainda não se sabe o suficiente sobre o vírus, mas contato íntimo deve ser evitado

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Outros coronavírus tipicamente não são transmissíveis por vias sexuais, mas ainda é muito cedo para ter esse tipo de certeza em relação ao Sars-CoV-2.

Além disso, o sexo envolve grande contato íntimo e proximidade física, o que já poderia ser suficiente para a transmissão do vírus, segundo Amílcar Tanuri, virologista e professor da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro).

“Não houve essa preocupação com a parte sexual ainda, mas teoricamente o sexo não existe sem contato íntimo. Isso poderia gerar o contato. Esse é um terreno que demanda pesquisa, mas a transmissão sexual é tão secundária que não vejo motivo para pesquisar isso. A não ser para conhecer totalmente o vírus”, diz a infectologia da Unifesp, Sandra de Oliveira Campos.

Campos diz também que, como foi documentado a possibilidade de transmissão do Sars-CoV-2 por urina e fezes, não se pode descartar, de forma segura, possíveis infecções pelo líquido vaginal e pelo sêmen. Portanto, vale a pena ficar longe não só de beijos na boca, mas também de práticas como sexo oral, vaginal e anal.

Outras práticas também podem ser complicadas, considerando que o vírus pode aproveitar os olhos, a boca e o nariz para entrar no corpo. As mãos, uma vez contaminadas por secreção e levados ao rosto, também podem ajudar na entrada do vírus no organismo. ​

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.