Descrição de chapéu Coronavírus

Biólogo e youtuber Atila Iamarino estreia coluna na Folha

Especialista escreverá a cada dez dias nas páginas do jornal impresso

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O biólogo Atila Iamarino, 35, que tem usado sua formação em virologia para falar sobre descobertas e possíveis cenários envolvendo o novo coronavírus em seu canal no YouTube, estreia uma coluna na Folha nesta quinta-feira (9). Ele escreverá a cada dez dias.

As lives (transmissões de vídeo ao vivo) de Iamarino em seu canal pessoal no YouTube sobre o Sars-CoV-2 acumularam milhões de visitantes —a mais vista alcançou, até agora, mais de 5 milhões de visualizações.

De acordo com o cientista, o papel da ciência para explicar o mundo nunca foi tão evidente.

O biólogo e novo colunista da Folha, Atila Iamarino
O biólogo e novo colunista da Folha, Atila Iamarino - Karime Xavier - 19.mai.2016/Folhapress

“Está claro que o que a ciência produz tem consequências imediatas nas vidas das pessoas e que as decisões precisam ser tomadas com base em ciência de ponta. Modelos epidemiológicos, vacinas, tratamentos, ensaios clínicos, tudo isso é conhecimento sendo gerado com grande efeito em potencial de mudar as coisas.” Iamarino, que despontou nas redes sociais, hoje as vê com ressalvas.

“Tenho uma preocupação com as fontes de informação, e é isso que me traz para a mídia tradicional. As mídias sociais são ótimas para conversar com as pessoas, mas as pessoas precisam de informação com reputação, de gente que assina o que escreve, que sabe o que fala. Curadoria neste momento em que vivemos é fundamental”, diz ele.

Iamarino graduou-se em biologia na Universidade de São Paulo (2006), fez doutorado em microbiologia pela mesma instituição (2012) e realizou estudos de pós-doutorado na Universidade Yale, nos EUA (2013-2014).

Dedicando-se à divulgação científica, é um dos fundadores do grupo ScienceBlogs Brasil e apresentador do canal Nerdologia, com quase 3 milhões de inscritos no YouTube.

O biólogo foi um dos primeiros a destacar as implicações do modelo matemático sobre a propagação do novo coronavírus feito por pesquisadores do Imperial College de Londres.

Extrapolando os dados para o Brasil, ele alertou que, se nada fosse feito, havia o risco de que mais de 1 milhão de pessoas morressem no país por causa da Covid-19.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.