Aprenda a cortar cabelos crespos e cacheados na quarentena

Cabeleireiro ensina técnica de manutenção para quem está sozinho em casa

São Paulo

Quem está se sentindo incomodado com o crescimento do cabelo nesta quarentena pode tentar cortá-lo em casa. Para evitar arrependimentos, o melhor é fazer apenas uma manutenção, sem ousar comprimento, diz o cabeleireiro Jef Samambaia, do Retrô Hair, salão com duas unidades em São Paulo.

Especializado em cabelos crespos e cacheados, o profissional desenvolveu uma técnica para ajudar quem está em casa a conseguir fazer o corte sozinho ou com o mínimo de ajuda possível —quanto mais curto o cabelo, mais difícil será aparar a parte detrás.

Antes de cortar, é preciso lavar a cabeça. Quem tem o cabelo ondulado ou com cachos mais abertos pode fazer o corte com ele molhado. No caso daqueles que têm o cabelo crespo ou com cachos muito fechados, o mais indicado é cortá-lo já seco e finalizado com o produto usado habitualmente (óleo, mousse, gelatina ou creme).

Os materiais necessários são pente, presilhas (ao menos cinco) e tesoura. É interessante usar, se possível, uma tesoura específica para cabelos. O risco de usar outros modelos, como o de cozinha ou o de papel, é deixar as pontas marcadas, diz Jef.

O cabeleireiro também recomenda cortar um dedo a menos do que o comprimento desejado. A seguir, veja como fazer o corte de cabelos curtos, médios e longos.

Cabelos curtos

Leve o cabelo para o alto e para trás, aparando com a ponta da tesoura, em movimento de picote

Cabelos médios e longos

1. Será preciso dividir os cabelos em cinco partes (três na frente e duas atrás), prendendo-os com presilhas. Para isso, o primeiro passo é fazer uma divisão no meio da cabeça, de orelha a orelha, formando um arco que separa a parte da frente da detrás

2. Divida a mecha de trás em duas, puxando uma linha do topo da cabeça em direção à coluna

3. Para dividir a parte da frente em três, coloque as duas mãos no rosto, com os dedos unidos, uma em cada lateral, ao lado dos olhos. No ponto em que o dedo do meio encostar no cabelo, é o local onde deve ser feita uma linha de separação na diagonal, que dará à franja o formato de triângulo

4. Comece cortando as mechas laterais da frente. Penteie-as para o centro do rosto e para baixo. Se o comprimento do cabelo permitir, una as pontas das duas partes e, então, faça o corte com a ponta da tesoura, num movimento de picote. Essa união das partes ajudará a manter a simetria do corte

5. O mesmo deve ser feito na parte detrás. Penteie as mechas para baixo e faça o corte (se possível, com as pontas das duas mechas unidas)

6. A franja deve ser levada para frente e para baixo. Então, torça a mecha e corte as pontas

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.