Descrição de chapéu Coronavírus

Mundo ultrapassa 4 milhões de casos confirmados de coronavírus

Número de infectados acelerou até atingir 2 milhões, mas crescimento se estabilizou

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O número casos confirmados do novo coronavírus no mundo chegou a 4 milhões neste sábado (9). Até o momento, 187 países foram afetados e mais de 275 mil pessoas morreram.

O contágio pelo vírus foi comuncado à OMS (Organização Mundial da Saúde) em 31 de dezembro de 2019. Entre a notificação e o dia 4 de janeiro de 2020, segundo informações da própria organização, pelo menos 44 pessoas haviam sido infectadas, todas na China.

A dura quarentena aplicada pelo governo chinês não foi suficiente para impedir que o vírus deixasse a China e contaminasse mais de 100 mil pessoas nos 62 dias seguintes.

Um homem usando máscara passa por um restaurante fechado em uma rua vazia na cidade de Nice, na Riviera Francesa, no sul da França. O país está no 54º dia de um bloqueio contra o novo coronavírus
Um homem usando máscara passa por um restaurante fechado em uma rua vazia na cidade de Nice, na Riviera Francesa, no sul da França. O país está no 54º dia de um bloqueio contra o novo coronavírus - Valery Hache/AFP

Desde então, a velocidade com a qual novos casos eram confirmados aumentou ao ponto de em menos de um mês atingir 1 milhão de pessoas. Doze dias mais tarde, o número de infectados passava de 2 milhões.

Quando a marca de 2 milhões foi atingida, a velocidade com a qual os novos casos eram registrados estabilizou e, em 13 dias, o mundo atingiu 3 milhões de pessoas infectadas pelo Sars-CoV2.

A estabilização se confirma agora que mais de 4 milhões de casos foram confirmados. Entre 3 milhões e 4 milhões de infectados, o intervalo de tempo foi de 12 dias.

Na prática, isso quer dizer que o mundo tem, em média, 1 milhão de novos casos confirmados a cada 12,3 dias.

Se o número de novos casos mantiver este ritmo de crescimento, até o fim de maio haverá mais de 5 milhões de pessoas infectadas pelo mundo.

Em abril, países emergentes tiveram saltos no número de casos confirmados. A Rússia e a Turquia chegaram rapidamente à lista de dez países mais afetados pelo novo coronavírus.

O Brasil, no entanto, viu explodir o número de casos confirmados, ultrapassou a Turquia e hoje é o oitavo país mais afetado do mundo com mais de 145 mil infectados.

A situação é ainda mais preocupante quando observada a quantidade de mortos pelo novo coronavírus no Brasil. O país é o sexto com mais vítimas, atrás apenas da França, Espanha, Itália, Reino Unido e dos EUA.

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) disse, mais de uma vez, que o Brasil não poderia parar por causa do coronavírus. Bolsonaro já demonstrou ser contra a quarentena adotada por diversos estados brasileiros e dezenas de países e demitiu o ex-ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, que defendia a orientação da OMS de isolamento social como principal ferramenta contra a doença, contrariando a vontade do chefe do executivo. ​

Na última semana, Bolsonaro caminhou até o STF (Supremo Tribunal Federal) junto com representantes da Industria para uma reunião surpresa com Dias Toffoli, presidente do STF, com o objetivo de ganhar o apoio de Toffoli para a flexibilização das medidas de distanciamento social adotadas por estados e municípios.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.