Descrição de chapéu Coronavírus Textos liberados

Brasil tem 572 mortes e 18.043 novos infectados com Covid-19 em 24 horas

País registra estabilização na média móvel de óbitos na pandemia

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O Brasil registrou 572 mortes em razão da pandemia do novo coronavírus e 18.043 novos casos da doença nesta segunda-feira (3). O país tem 94.702 óbitos e 2.751.665 infectados com a Covid-19.

Os dados são fruto de colaboração inédita entre Folha, UOL, O Estado de S. Paulo, Extra, O Globo e G1 para reunir e divulgar os números relativos à pandemia do novo coronavírus. As informações são coletadas diretamente com as Secretarias de Saúde estaduais. O balanço é fechado diariamente às 20h.

Além dos dados diários do consórcio, a Folha também mostra a chamada média móvel. O recurso estatístico busca dar uma visão melhor da evolução da doença, pois atenua números isolados que fujam do padrão. A média móvel é calculada somando o resultado dos últimos sete dias, dividindo por sete.

O Brasil teve uma média móvel de 995 óbitos diários, menor do que a registrada nas semanas de julho.

Com cinco meses de pandemia, o Brasil tem uma taxa de 44 mortos por 100 mil habitantes. Os Estados Unidos, que têm o maior número absoluto de mortos, e o Reino Unido, ambos à frente do Brasil na pandemia (ou seja, começaram a sofrer com o problema antes), têm 47 e 69 mortos para cada 100 mil habitantes, respectivamente.

Na Argentina, onde a pandemia desembarcou nove dias mais tarde que no Brasil e que seguiu uma quarentena muito mais rígida, o índice é de 8 mortes por 100 mil habitantes.

A iniciativa do consórcio de veículos de imprensa de consolidar dados divulgados pelos estados ocorre em resposta às atitudes do governo Jair Bolsonaro (sem partido), que ameaçou sonegar informações, atrasou boletins sobre a doença e tirou informações do ar, com a interrupção da divulgação dos totais de casos e mortes. Além disso, o governo divulgou dados conflitantes.​​

Nesta segunda-feira (3), o balanço divulgado pelo Ministério da Saúde apontou 16.641 novos casos e 561 mortes confirmadas pela Covid-19 no Brasil nas últimas 24 horas. O total, segundo o governo federal, chega a 94.665 mortes e 2.750.318 casos pelo novo coronavírus.

Entre os estados, São Paulo ainda soma o maior número total de registros —são 560.218 casos e 23.365 mortes. Em seguida na lista, aparecem Ceará, Bahia e Rio de Janeiro. Os dados mostram que no total há 1.912.319 pessoas curadas da doença.

Pandemia no Brasil - 3.ago.2020 - 20h
Pandemia no Brasil - 3.ago.2020 - 20h - Núcleo de Imagem
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.