Descrição de chapéu Coronavírus

Chile é primeiro país sul-americano a aprovar vacina contra Covid-19

Agência reguladora chilena registrou o imunizante da Pfizer/BioNTech para uso emergencial

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Fabian Cambero
Santiago | Reuters

A agência reguladora de saúde do Chile informou, nesta quarta-feira, que aprovou o uso emergencial da vacina contra Covid-19 desenvolvida pela Pfizer e pela empresa de biotecnologia alemã BioNTech. O imunizante poderá ser administrado a pessoas com mais de 16 anos no país. O Chile é o primeiro país da América do Sul a conceder uma liberação para uma vacina contra a doença.

O Instituto de Saúde Pública (ISP) recebeu a solicitação no dia 27 de novembro e pediu que uma comissão de especialistas analisasse os antecedentes apresentados pela farmacêutica, que conduziu o processo quase paralelamente à sua avaliação nos Estados Unidos.

"Esta resolução será probatória com certos aspectos de controle, e à medida que formos avançando e vendo que há maiores antecedentes vamos poder ir ampliando-a", disse Heriberto García, diretor do ISP, durante a sessão.

"Há toda uma análise importante com respeito a como vamos fazer os estudos e análise de risco e a farmacovigilância para justamente tranquilizar a população com respeito a qualquer situação que o justifique", acrescentou.

A vacina da Pfizer é uma daquelas com as quais o governo chileno firmou contratos para garantir um acesso caso sua eficiência seja comprovada. O imunizante já está sendo aplicado, de forma emergencial, em países como Reino Unido, EUA e Canadá.

No final de semana, o ministro da Saúde, Enrique Paris, disse que o país está preparado logisticamente para começar a aplicar a vacina contra coronavírus da Pfizer assim que ela estiver aprovada e disponível.

O Chile soma 576.731 casos e 15.959 mortos da doença.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.