Descrição de chapéu Coronavírus

Prefeito de Teresina diz que cidade tem 'folga relativa' para receber pacientes de Manaus

Doentes chegam na madrugada desta sexta-feira (15) da capital do Amazonas, que vive colapso

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Recife

O prefeito de Teresina, Doutor Pessoa (MDB), comunicou que a cidade tem uma folga relativa para receber 30 pacientes com Covid-19, que devem ser transferidos em um avião da FAB (Força Aérea Brasileira) de Manaus para a capital do Piauí ainda na noite desta quinta-feira (14).

"Temos uma folga relativa para cuidar desses pacientes. Temos ainda espaços vazios preventivamente", afirmou o prefeito. Ele destacou que a cidade está aberta para receber pacientes de qualquer parte do país.

A rede municipal de Teresina conta com 78 leitos exclusivos para pacientes de Covid-19. A taxa de ocupação é de 52%.

A transferência dos doentes, que necessitam de oxigênio e cuidados clínicos, estava prevista inicialmente para o início da tarde desta quinta. Depois, a informação oficial era de que o grupo chegaria às 18h.

No fim da tarde, a Fundação Municipal de Saúde de Teresina comunicou que a aeronave só deverá chegar por volta de meia-noite e meia desta sexta-feira (15).

Equipe médica transporta paciente para o Hospital Getúlio Vargas, em Manaus - Bruno Kelly/Reuters


A operação para levar os pacientes do aeroporto até o Hospital da Universidade Federal do Piauí vai contar com 11 ambulâncias. Após o anúncio da transferência para Teresina, um remanejamento de doentes será feito do hospital universitário para uma unidade de saúde da rede municipal.

“Vamos retirar do hospital universitário os pacientes que já foram tratados após serem infectados pelo coronavírus, mas que ainda precisam ficar internados por alguma razão”, explicou o presidente da Fundação Municipal de Saúde de Teresina, Gilberto Albuquerque.

A ideia é abrir mais espaço. Os doentes vão ser transferidos para o Hospital Mariano Castelo Branco, administrado pela prefeitura. “Nossa ideia é ampliar o setor no hospital da universidade para chegarmos a aproximadamente 50 leitos”, disse.

De acordo com Albuquerque, não há indicação para internação em UTI dos pacientes vindos de Manaus. “Mesmo assim, temos lá 25 leitos de UTI. Deste total, dez deles são para pacientes com Covid-19”, destacou Albuquerque.

O colapso do sistema de saúde em Manaus obrigou o Ministério da Saúde a pedir à estatal responsável pelos hospitais universitários 135 vagas de pacientes com Covid-19 em cinco estados no Distrito Federal.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.