Descrição de chapéu Coronavírus

Com UTIs cheias, interior de SP transfere paciente grave de Covid para capital

Em Sumaré, família acionou MP para conseguir leito; algumas cidades têm 100% de ocupação

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Piracicaba (SP)

A transferência de um paciente para São Paulo por falta de vagas de UTI para Covid-19 acende um alerta para o quadro de lotação de leitos no interior de São Paulo. Em algumas cidades, já não há leitos para tratar os casos mais graves do novo coronavírus.

O autônomo Rodrigo Macena, 32, de Sumaré, na região de Campinas, foi levado na madrugada desta quinta-feira (18) para a capital paulista depois de sua mulher ter procurado o Ministério Público Estadual para intervir por uma vaga de UTI. Até esta sexta-feira (19), os seis leitos de UTI em Sumaré destinados a casos graves de coronavírus estavam ocupados.

Ele havia apresentado complicações da doença no último final de semana e foi internado na UPA da cidade na segunda (15), após apresentar comprometimento do pulmão. O quadro piorou e ele foi intubado.

“Eles falam que ele é novo, que tem chance de sair desse quadro, mas ele precisava ir para uma UTI, onde existe a estrutura e os recursos necessários", disse a mulher, Daniele Furtado Serra, 28. "Eles têm que pensar que ali tem um pai de família, temos dois filhos, um de 7 anos e um bebê de 6 meses, que chamam por ele.”

0
Centro de Araraquara, no interior paulista, fica vazio após prefeitura decretar lockdown devido à lotação de leitos para Covid - Bruno Santos - 26.fev/Folhapress

O quadro de lotação não ocorre somente em Sumaré. As vizinhas Mogi Mirim, Valinhos e Vinhedo estavam com todas as vagas de UTI para a Covid-19 lotadas na quarta. Em Campinas, referência para aquela região, a taxa de ocupação dos leitos era de 85,55%, incluindo as redes particular e pública.

O Hospital Adib Jatene, em Sorocaba (SP), voltou a registrar 100% de ocupação dos leitos de UTI exclusivos para Covid. A unidade já tinha atingido a capacidade total no início de janeiro, junto com outros dois hospitais públicos da cidade.

No total, o município possui 107 leitos de UTI para Covid-19 na rede pública. Na quarta, 86 estavam ocupados, o que representa uma taxa de 80,4%.

No oeste paulista, Presidente Prudente apresenta uma taxa de 91,3% de ocupação de leitos –a região entrou para a fase vermelha, a mais restritiva do Plano São Paulo, nesta sexta. O município pretende endurecer as ações de fiscalização de locais com aglomerações. O lockdown não deve ser colocado em prática no momento, mas não foi descartado pela prefeitura.

Em dezembro, como a Folha publicou, o interior de São Paulo já registrava casos de fila de espera por vagas e ações na Justiça pela abertura de vagas de UTI.

No início de dezembro, a Justiça havia acatado limitar obrigando o estado a abrir mais dez leitos de UTI em Presidente Prudente, sob pena de multa diária de R$ 100 mil.

Em Ribeirão Preto, há 154 pessoas na UTI pela gravidade do quadro de Covid-19, uma taxa de ocupação de 76,81%.

Na região de Ribeirão, Araraquara tem fila de espera por pacientes à espera de internação. A cidade, com 100% dos leitos ocupados na última semana e que também está na fase vermelha, entrou em lockdown como medida extrema para conter o avanço dos casos de coronavírus.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.