Descrição de chapéu Coronavírus

Nova carga de matéria-prima para Coronavac chega ao Brasil

Foram recebidos 5,4 mil litros de insumo, o que deve render cerca de 8,6 milhões de vacinas contra a Covid

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Uma nova carga de insumos para produção da Coronavac, no Instituto Butantan, em São Paulo, chegou na noite desta quarta-feira (3), por volta das 23h47, ao Aeroporto de Viracopos, em Campinas.

Foram transportados da China para o Brasil 5,4 mil litros de IFA (Insumo Farmacêutico Ativo). Essa quantidade deve render mais de 8,6 milhões de vacinas contra a Covid-19, segundo o governo paulista.

Dimas Covas, diretor do Butantan, afirma que as vacinas produzidas com o IFA recebido, a primeira carga de insumos recebida no ano pelo instituto, devem começar a ser entregues para o Ministério da Saúde já em 25 de fevereiro.

O governador João Doria (PSDB) foi a Viracopos para receber a carga de insumos. Ao lado de Dimas Covas e do secretário estadual da Saúde, Jean Carlo Gorinchteyn, Doria afirmou que até o final da semana que vem serão 27 milhões de doses da vacina em solo brasileiro.

Outra carga de insumos deve chegar até o dia 10 de fevereiro.

"Essa é a vacina do Brasil, a vacina que salva e a vacina que vai ajudar milhões de brasileiros", disse o governador no aeroporto. "Viva a vida, viva a vacina, viva a verdade", completou, fazendo o sinal de V junto com o diretor do Butantan e o secretário da Saúde.

Durante o mês de janeiro, o Butantan já enviou 8,7 milhões de vacinas para o Ministério da Saúde.

A Coronavac e vacina de Oxford/AstraZeneca, no Brasil sob responsabilidade da Fiocruz, são os imunizantes até o momento utilizados no país.

Com a entrega das duas cargas de IFA, o Butantan deve conseguir produzir até 600 mil doses da Coronavac por dia. De modo geral, o instituto afirma que tem capacidade para produzir até 1 milhão de doses diariamente.

Ainda estão sendo negociados outros 8 mil litros de matéria-prima.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.