Descrição de chapéu Coronavírus

Três hospitais públicos infantis de São Paulo registraram aumento de internações por Covid-19

Alta pode estar associada à volta às aulas na rede particular, em 1° de fevereiro

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Três hospitais públicos infantis de São Paulo registraram aumento de internações por Covid-19 nos últimos dias, o que pode estar associado à volta às aulas na rede particular. Embora não sejam altas explosivas, representam um pico que não era visto desde dezembro.

No Hospital Infantil Cândido Fontoura (estadual), as internações passaram de 7, no dia 2 de fevereiro, para 12 (+71%), na última terça ( 9). No Hospital Darcy Vargas, o aumento foi de 4 para 8 (+100%), e no Menino Jesus, de 7 para 9 (+29%) –ambos são municipais.

“Esse pico coincide com uma semana depois do início das aulas na rede particular, que voltou dia 1° de fevereiro”, diz o professor da Unesp Wallace Casaca, coordenador do Infotracker, sistema da Unesp e USP que monitora a pandemia no estado.

Segundo ele, outros hospitais infantis na Grande SP e do interior também apresentam tendência de aumento, o que deveria servir de alerta, especialmente, agora com a volta às aulas da rede estadual de São Paulo, na última segunda (8).

O infectologista Francisco Ivanildo Oliveira, gerente médico do Sabará Hospital Infantil, diz que o hospital percebeu um aumento no movimento do pronto-socorro nas últimas duas semanas, motivado por quadros respiratórios, mas não com diagnóstico de Covid-19.

“Estamos percebendo de forma incipiente tem voltado o vírus sincicial respiratório, associados às bronquiolites, que tinham diminuído. Tínhamos ficado meses sem ter casos, agora já reapareceram. Não sabemos se vamos ter uma estação de bronquiolites por conta do retorno das escolas, das creches, que movimentam essa transmissão fora de casa.”

Erramos: o texto foi alterado

O aumento percentual das internações de crianças foi de 71% no Hospital Cândido Fontoura, de 100% no Darcy Vargas e de 29% no Menino Jesus. O Cândido Fontoura é uma instituição estadual.  O texto foi corrigido.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.