Descrição de chapéu Coronavírus

Doria reserva doses paradas de Coronavac para aplicação em crianças de 3 a 11 anos

Instituto Butantan solicitou mais uma vez autorização da Anvisa para vacinação dessa faixa etária

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O governador João Doria (PSDB) anunciou nesta quarta-feira (8) que reservou 12 milhões de doses da Coronavac para serem aplicadas em crianças de 3 a 11 anos. São vacinas que estão paradas após terem sido recusadas pelo Ministério da Saúde.

Ainda não há no país autorização para a aplicação de nenhum imunizante nessa faixa etária. O Instituto Butantan afirmou que encaminhou novo pedido de avaliação à Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

Frasco da vacina Coronavac
Frasco da vacina Coronavac - Karime Xavier/Folhapress

A recusa do governo federal foi divulgada na noite de segunda (6) e surpreendeu o governo paulista. O diretor do instituto, Dimas Covas, criticou a decisão.

"O Ministério da Saúde erra mais uma vez com a recusa. O ministro negacionista [Marcelo Queiroga] usa argumentos que não são válidos para mais uma vez desqualificar a vacina, como fez diversas vezes no ano passado", disse Covas.

Segundo Covas, se aprovado o uso da Coronavac em crianças, o Brasil poderia iniciar movimento que já ocorre em outros países. "O mundo está fazendo esse movimento de vacinação da população infantil e adolescente e nós também precisamos começar."

O governo paulista diz que essa quantidade de doses é suficiente para imunizar todas as crianças de 3 a 11 anos do estado, que tem 5,1 milhões de pessoas nessa faixa etária.

Ele informou que o instituto reenviou à Anvisa uma série de documentos solicitados pela agência para avaliar a aplicação da vacina em crianças. Em agosto, a Anvisa rejeitou a autorização da Coronavac para menores de idade.

"Na próxima semana toda essa documentação será novamente apresentada à Anvisa e esperamos que, dessa vez, o resultado seja positivo e tenhamos a liberação o mais rápido possível. As doses estão esperando para serem usadas, não há por que aguardar mais", disse Covas.

Em novembro, o laboratório Sinovac anunciou que dados preliminares de ensaios clínicos da fase 3 em crianças e adolescentes, feitos na África do Sul, no Chile, na Malásia e nas Filipinas, comprovaram a segurança para essa faixa etária.

"A Coronavac já é aplicada em crianças de 3 a 11 anos na China, Filipinas, Malásia, Chile e Equador. Portanto, com isso, o Instituto Butantan entende que é hora de iniciar a vacinação de crianças no Brasil e a Coronavac mostra-se eficaz, segura e adequada para a vacinação de crianças", disse Doria.

No Brasil, a Pfizer é a única vacina contra o coronavírus autorizada pela Anvisa para menores de 18 anos, e apenas para aqueles que têm entre 12 e 17. No início de novembro, a agência recebeu o pedido de uso desse imunizante em crianças de 5 a 11 anos. A solicitação ainda está em análise.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.