Descrição de chapéu Coronavírus

Primeira morte por ômicron no Brasil é confirmada em Aparecida de Goiânia

Paciente era um homem de 68 anos com comorbidades e imunizado com as três doses da vacina

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A primeira morte causada pela variante ômicron do coronavírus no Brasil foi confirmada nesta quinta-feira (6) pela Secretaria de Saúde da cidade de Aparecida de Goiânia, na região metropolitana de Goiás.

O paciente, de 68 anos, era hipertenso e tinha doença pulmonar obstrutiva crônica. De acordo com a pasta, ele havia recebido três doses de vacina contra a Covid-19: duas no esquema primário e uma de reforço.

0
Imagem da variante ômicron do coronavírus capturada com a ajuda de um microscópio pela Universidade de Hong Kong - HKU-MED

Estudo de sequenciamento genômico realizado recentemente na cidade detectou a variante ômicron em 90% dos casos de coronavírus.

A Secretaria de Estado de Saúde de Goiás e o Ministério da Saúde também confirmaram a morte.

Em nota, o ministério disse que foi notificado do óbito pela Secretaria de Saúde da cidade. "Trata-se de um homem idoso e com comorbidades. Essa é a primeira morte pela variante no país notificada ao MS", afirmou a pasta.

A variante ômicron já representa 92,6% dos testes positivos para detecção de Covid no Brasil, indica levantamento feito por laboratórios do país divulgado nesta quinta-feira.

Na versão anterior do mesmo estudo, lançado em 29 de dezembro, a cepa aparecida com predominância de 31,7%.

O novo trabalho, realizado no período de 26 de dezembro a 1º de janeiro, foi coordenado pelo ITpS (Instituto Todos pela Saúde) em parceria com os laboratórios Dasa e DB Molecular. ​

A investigação envolveu mais de 2.400 testes RT-PCR especiais feitos nas duas redes de laboratórios. Constatou-se assim que 337 foram positivos para o Sars-CoV-2, vírus que causa a Covid-19. Dentre esses, 312 (92,6%) eram de infecções causadas pela nova variante.

Segundo o ITpS, no intervalo de dias do levantamento, a cepa foi encontrada em 80 municípios de oito estados brasileiros: Bahia, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins, além do Distrito Federal.

A ômicron foi sequenciada inicialmente na África do Sul em novembro do ano passado. Dados preliminares indicam que ela é mais transmissível que outras variantes, como a delta, embora não desenvolva quadros graves em muitos dos infectados.

A velocidade de contágio da variante é apontada como a causa pelo aumento de casos de Covid no Brasil registrado nos últimos dias. A média móvel de casos chegou agora a 9.874, crescimento de 223% em relação aos dados de duas semanas atrás.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.