Descrição de chapéu Coronavírus

SP aplicará 4ª dose contra Covid em pessoas com 80 anos ou mais a partir de segunda

Reforço será aplicado só em quem recebeu terceira dose há pelo menos 4 meses

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O governador João Doria (PSDB) disse nesta quarta-feira (16) que o estado de São Paulo irá adotar a quarta dose da vacina contra Covid-19 em pessoas acima de 80 anos. A imunização terá início na próxima segunda-feira (21).

Em entrevista coletiva ao ar livre e sem máscara no Palácio dos Bandeirantes, no Morumbi, o tucano diz que 900 mil idosos deverão receber o reforço em São Paulo.

Só poderão receber a quarta dose, a partir de segunda-feira, aqueles que há pelo menos quatro meses tomaram a terceira dose.

Nessa nova etapa, o público alvo receberá qualquer um dos quatro imunizantes aprovados pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária): AstraZeneca, Coronavac, Janssen ou Pfizer.

"Essa população [acima de 80 anos] é a mais vulnerável. Aqueles que estão elegíveis, tomaram a terceira dose, podem a partir do dia 21 de março tomar a sua quarta dose. É uma população que adere, rapidamente, à vacina. Aguardamos a todos, todas as vacinas estão disponíveis", afirmou Regiane de Paula, coordenadora do Programa Estadual de Imunização.

Idosos poderão receber a quarta dose contra Covid-19 em São Paulo - Rivaldo Gomes - 6.set.2021/Folhapress

"Com a ômicron, tivemos um pequeno aumento da mortalidade nesse grupo, mas precisamos vacinar", completou a coordenadora.

Ainda não há um calendário definido para as demais faixas etárias em São Paulo. "Temos, sim, a probabilidade de aumentar o calendário para pessoas com 60 anos ou mais, mas vamos focar na população de 80 anos ou mais, que é a que iniciou a campanha. Faremos, mas no momento oportuno", diz Paula.

Dados do governo de São Paulo, mencionados por Paula na entrevista, apontam que 90,11% de toda a população acima de cinco anos está com o esquema vacinal completo. São 102 milhões de doses aplicadas.

Segundo o secretário estadual da saúde, Jean Gorinchteyn, houve uma queda de 77% em internações em enfermarias e unidades de terapias intensivas. No entanto, o Comitê Científico registrou um aumento de 41,7% em números de casos de Covid-19 na semana epidemiológica -encerrada no sábado (12).

"Houve uma subnotificação, subregistro na semana do Carnaval, o que fez com que dados tanto de mortes e de casos tivessem sido apontados na semana passada e não na semana retrasada", diz o secretário.

Neste momento, o Ministério da Saúde recomenda a quarta dose para pessoas imunocomprometidas acima de 12 anos. Faz parte desse grupo, por exemplo, quem está passando por quimioterapia, fez algum transplante de órgão ou de células-tronco, vive com HIV/Aids ou faz hemodiálise.

O primeiro país a adotar uma quarta dose foi Israel, no dia 3 de janeiro deste ano.

Os estados e municípios não são obrigados a seguirem as recomendações do governo federal, como reforçou o STF (Supremo Tribunal Federal) em decisão de 2020, e podem elaborar regras próprias para o combate à pandemia.

Em Botucatu, no interior de São Paulo, a aplicação da quarta dose começou a ser oferecida no dia 6 de fevereiro, para o público com 70 anos ou mais que tenha tomado a terceira dose há pelo menos quatro meses.

A comissão de controle, prevenção e tratamento da Covid-19 do município adotou esse reforço em razão da "redução da efetividade das vacinas contra a Covid-19 com o passar do tempo, a partir de três a quatro meses de sua aplicação e de forma mais evidente após cinco meses", conforme explica em nota técnica.

O estado de Mato Grosso do Sul também promove a quarta dose desde 9 de fevereiro. A campanha foi iniciada por pessoas com mais de 60 anos e profissionais da área de saúde.

Segundo anúncio

Essa é a segunda vez que Doria anuncia a disponibilidade da quarta dose. No dia 9 de fevereiro, ele disse que ela estaria liberada para toda a população do estado, mesmo sem o aval da Saúde. Na ocasião, ele não especificou a data de quando isso ocorreria.

​Dois dias depois do anúncio de Doria, o Ministério da Saúde não recomendou a quarta dose da vacina contra a Covid para a população em geral.

Segundo a nota técnica da pasta, divulgada na época, era necessário antes de decidir sobre ampliar o uso da quarta dose compreender o cenário epidemiológico com maior detalhamento quanto às hospitalizações, óbitos e infecções pela Covid-19 entre determinados grupos etários e sua relação com o status de vacinação (vacinados X não vacinados).

Fim das máscaras

Ao encerrar a entrevista coletiva na tarde desta quarta, o governador disse que na semana que vem haverá "bons assuntos" a anunciar.

A expectativa é que na próxima quarta (23) Doria confirme o fim da obrigatoriedade do uso de máscara também em ambientes fechados, como já adiantou em falas nas últimas semanas. Desde o dia 9, a proteção não é mais exigida no estado em locais abertos.

Pré-candidato do PSDB à Presidência da República, ele deve deixar o Palácio dos Bandeirantes até o final deste mês. O vice Rodrigo Garcia assumirá o cargo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.