Descrição de chapéu RFI Coronavírus

Novos estudos mostram importância da vacina mesmo para quem teve Covid

A imunidade híbrida pode dar uma proteção mais durável aos pacientes, dizem especialistas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

RFI

Dois estudos publicados nesta sexta-feira (1°) na revista The Lancet Infectious Diseases trazem respostas a uma pergunta que mobiliza cientistas há meses: o que oferece a maior proteção, a infecção por Covid ou a vacina?

As novas pesquisas apontam para a importância da vacinação, mesmo após uma infecção pela Covid-19. Ambas ressaltam que a imunização reforça a proteção adquirida.

O primeiro trabalho se baseia em dados de mais de 200 mil pacientes brasileiros infectados pela Covid-19. Dessa amostra, uma parte dos indivíduos não estava vacinada. Já o outro grupo foi imunizado com as vacinas da Pfizer/BioNTech, AstraZeneca, Coronavac ou Janssen.

Imagem mostra mãos de enfermeiro retirando a vacina contra a Covid de um frasco com uma seringa
A vacina da Pfizer foi uma das que deram mais imunidade aos pacientes, mesmo àqueles que já haviam sido contaminados pelo coronavírus - Danilo Verpa - 23.mar;22/Folhapress

"Essas quatro vacinas fornecem uma proteção a mais para as pessoas já infectadas pela Covid-19", afirma um dos autores do estudo, o infectologista brasileiro Julio Croda.

Segundo o trabalho, entre as pessoas que se infectaram com a Covid-19 e foram vacinadas, o risco de hospitalização e morte foi reduzido em 90% com os imunizantes da Pfizer/BioNTech e da AstraZeneca, cerca de 80% com a Coronavac, e um pouco mais de 50% com a vacina da Janssen.

O outro estudo, realizado a partir de dados colhidos na Suécia, vai na mesma direção. O trabalho mostra que pessoas que tiveram Covid mantêm uma imunidade elevada durante cerca de 20 meses. No entanto, o risco de reinfecção baixa ainda mais —cerca de dois terços— caso os indivíduos tenham sido vacinados depois da primeira infecção.

Embora esses estudos tenham sido realizados antes da expansão da variante ômicron e da subvariante BA.2 —mais contagiosas e resistentes às vacinas— a comunidade científica considera que eles trazem pistas importantes sobre o combate à doença.

"A imunidade híbrida, adquirida após a exposição a uma infecção e à vacinação, pode dar uma proteção durável", avalia o pesquisador indiano Pramod Kumar.

Com informações da AFP

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.