OMS espera que mais casos de varíola dos macacos surjam globalmente

Até este sábado, houve a confirmação de 92 infectados; outros 28 casos suspeitos são investigados

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Jennifer Rigby
Londres | Reuters

A Organização Mundial da Saúde (OMS) disse que espera identificar mais casos de varíola dos macacos à medida que expande a vigilância em países onde a doença normalmente não é encontrada.

Até sábado (21), foram confirmados 92 casos e relatados 28 suspeitos em 12 estados membros que não são endêmicos para o vírus, disse a agência da ONU.

A entidade promete fornecer mais orientações e recomendações nos próximos dias para os países sobre como mitigar a propagação da doença.

Paciente com lesões causadas por varíola dos macacos em registro feito durante investigação de surto na República Democrática do Congo, nos anos 1990 - CDC/Brian W.J. Mahy/Reuters

"As informações disponíveis sugerem que a transmissão de humano para humano está ocorrendo entre pessoas em contato físico próximo com casos sintomáticos", acrescentou a agência.

A varíola dos macacos é uma doença infecciosa que geralmente é leve e é endêmica em partes da África ocidental e central. Ela é espalhada por contato próximo e pode ser contida com relativa facilidade por meio de medidas como isolamento e higiene.

David Heymann, funcionário da OMS e especialista em doenças infecciosas, disse à Reuters que um comitê internacional de especialistas se reuniu por videoconferência para analisar o que precisava ser estudado sobre o surto e comunicado ao público, incluindo se há disseminação assintomática, quem está em maior risco e as várias vias de transmissão.

O comitê, no entanto, não é o grupo que sugeriria declarar uma emergência de saúde pública de interesse internacional, a maior forma de alerta da OMS, o que se aplicou à pandemia de Covid-19.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.