Descrição de chapéu Coronavírus

Taxa de ocupação de UTIs para Covid atinge 100% em Mato Grosso

Secretaria estadual notifica Prefeitura de Cuiabá para abertura de leitos para tratamento da doença

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Rio de Janeiro

Os leitos de UTI (unidade de terapia intensiva) destinados a pacientes com Covid-19 em Mato Grosso chegaram a 100% de lotação nesta semana, segundo a Secretaria Estadual de Saúde. Diante do aumento no índice, a pasta protocolou uma notificação para a abertura de mais vagas em Cuiabá, em caráter de urgência, na última terça-feira (27).

Segundo o Centro de Operações de Emergência de Saúde Pública, o requerimento se dá porque "a prefeitura não tem, no momento, nenhum leito de UTI Covid-19 aberto à disposição da população cuiabana e apenas cinco leitos de UTIs pediátricas estão em funcionamento no município".

A Secretaria de Saúde de Cuiabá, por sua vez, disse que segue mantendo o monitoramento dos casos e atendendo ao plano de enfrentamento ao vírus, mas não detalhou quantas vagas pretende abrir.

Imagem mostra uma mulher, profissional da saúde, em primeiro plano e ao fundo pessoas sentadas esperando no centro de triagem para atendimento de pacientes com coronavírus em Cuiabá
Centro de triagem para pacientes com Covid-19 em Cuiabá, em foto de fevereiro de 2022 - Christiano Antonucci -23.fev.22/Secom -MT

Ao todo, são 38 leitos adultos na rede pública estadual, sendo 20 vagas são no Hospital Metropolitano, em Várzea Grande, e 18 no Hospital Regional Hilda Strenger Ribeiro, em Nova Mutum.

O aumento de casos de Covid em Mato Grosso levou a Secretaria de Estado de Saúde a notificar, no início do mês, os 141 municípios quanto ao aumento de contágio.

"A rede estadual manteve leitos clínicos e de UTI em funcionamento, porémm está com taxa de internação de leitos de UTI Covid-19 em 100%. E pontua que também cabe aos municípios a responsabilidade de abertura de leitos", justifica a pasta.

Foi publicada ainda uma portaria suspendendo as visitas e a presença de acompanhantes nos hospitais geridos pelo estado.

A secretaria aponta que 92,9% dos municípios estão na lista de classificação de risco para transmissão da Covid. São 51 cidades em risco muito alto, 43 em alto, 23 como moderado e 14 como baixo.

Em relação aos leitos de UTI infantil, o painel da secretaria estadual mostra que a taxa de ocupação está em 20%. Das cinco vagas disponíveis, uma está ocupada.

De acordo com o último boletim epidemiológico divulgado pela secretaria, Mato Grosso tem 856 mil casos confirmados de Covid-19. O número de óbitos alcança 15,2 mil.

Já em Cuiabá, o número de casos diagnosticados é de 147,7 mil. O boletim ainda registra que o número de óbitos por Covid-19 no município é de 3.727. Assim, a taxa de letalidade da doença na capital é de 2,5%.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.