Capitais aplicam reforço da bivalente contra Covid-19 para maiores de 18 anos

Rio, Recife e Salvador são cidades que oferecem a vacina atualizada para a população após decisão do Ministério da Saúde

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Rio de Janeiro, Salvador, Recife, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba e São Paulo

Capitais como Rio de Janeiro, Recife e Salvador iniciaram a aplicação da dose de reforço bivalente contra a Covid-19 para toda população acima de 18 anos, após a liberação do Ministério da Saúde divulgada nesta segunda (24). Já outras prefeituras, como Belo Horizonte, Porto Alegre e Curitiba, aguardam o envio de mais doses.

Na cidade de São Paulo, a prefeitura anunciou que vai liberar a vacina a partir desta quarta-feira (26) para o público com 50 anos ou mais. A gestão Ricardo Nunes (MDB) afirma que recebeu 161 mil doses adicionais para ampliar a imunização.

O Rio de Janeiro começou a nova fase da imunização já na manhã desta terça-feira (25). De acordo com a secretaria municipal de Saúde, a expectativa é aplicar 500 mil doses da bivalente nesta semana.

mulher negra de trança de costas é imunizada por homem de jaleco branco
Imunização com reforço da bivalente contra a Covid em ponto de vacinação em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, no Rio de Janeiro - Carlos Santtos /Fotoarena/Folhapress

Essa nova fase da campanha de imunização está sendo divulgada pelos canais oficiais da prefeitura. Para poder se vacinar, é necessário apenas ir a um dos postos de saúde da cidade e apresentar documento de identificação.

A vacinação com o imunizante está sendo feita no município desde o fim de fevereiro e era destinada a grupos prioritários, como idosos com 60 anos ou mais, gentes e puérperas, profissionais da área da saúde e pessoas a partir de 12 anos com comorbidades ou com deficiência permanente.

Até o momento, 693 mil pessoas já receberam a dose de reforço da vacina bivalente. Para a população acima de 60 anos, no entanto, o percentual de vacinados é de apenas 43%. A secretaria não divulgou qual é o índice para os demais grupos prioritários.

Em Salvador, a prefeitura iniciou às 12h desta terça-feira a aplicação da vacina bivalente em pessoas com 18 anos ou mais.

Para receber a vacina, é preciso ser morador da capital baiana e ter tomado duas doses anteriores da vacina contra a Covid-19 há pelo menos quatro meses.

A imunização com a vacina bivalente, iniciada em fevereiro, prioriza idosos e comunidades quilombolas.

Desde o início deste mês, o público-alvo havia sido ampliado e passou a incluir profissionais de saúde, gestantes, puérperas e pessoas com comorbidades acima de 12 anos.

No Recife, a aplicação da vacina bivalente começou no dia 24 de fevereiro para públicos prioritários. A partir desta terça, a cidade iniciou a aplicação para pessoas com mais de 18 anos.

O novo público-alvo tem 519.482 pessoas. Para quem for se vacinar em shoppings, é necessário o agendamento via internet. Nos casos de imunização em postos de saúde, não há necessidade de agendar.

A divulgação da vacinação pela prefeitura da capital pernambucana é feita pelas redes sociais da gestão, pelo prefeito João Campos (PSB) e por campanhas publicitárias.

Em Porto Alegre, começam a receber a bivalente pessoas acima dos 55 anos a partir desta quarta-feira. Ainda não há previsão para a aplicação para o público geral —na segunda, a prefeitura começou a divulgar a imunização de com comorbidades a partir de 12 anos.

Já em Belo Horizonte, a prefeitura informa que começa a aplicar a vacina bivalente nas pessoas de 18 anos ou mais na próxima terça-feira (2).

"Cabe ressaltar que as vacinas são disponibilizadas pelo Ministério da Saúde, que as encaminham para os estados que, por sua vez, repassam as doses aos municípios", diz a prefeitura, em nota.

A vacina bivalente está sendo aplicada desde 27 de fevereiro para maiores de 60 anos e outros grupos prioritários como portadores de comorbidades com 12 anos ou mais, gestantes, puérperas, pessoas com deficiência permanente e indígenas.

Em Curitiba, a aplicação da bivalente para os moradores de 50 a 59 anos também começa nesta quarta-feira. "A convocação de novos públicos vai depender do recebimento de novas doses dos imunizantes, distribuídas pelo Ministério da Saúde", diz a secretaria municipal da Saúde.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.