Descrição de chapéu febre maculosa

Foco de surto de febre maculosa, fazenda em SP entrega plano para mitigar riscos

Espaço diz promover eventos há mais de 20 anos e que nunca houve relatos de casos da doença

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A Fazenda Santa Margarida emitiu na tarde desta sexta-feira (16) uma nota sobre o surto de febre maculosa e informou que entregou à Prefeitura de Campinas o plano de mitigação de riscos de transmissão da doença.

No texto, a direção do espaço afirma que lamenta profundamente os casos de febre maculosa e se solidariza com a dor dos familiares e amigos das vítimas. Foram confirmados na propriedade cinco casos da doença, quatro deles fatais.

Entrada da fazenda Santa Margarida, em Campinas - Rubens Cavallari/Folhapress

Também ressalta que realiza eventos há mais de 20 anos no mesmo lugar, sem qualquer relato de casos suspeitos ou confirmados entre visitantes e colaboradores.

"A saúde e segurança de todos os envolvidos sempre foram prioridades na Fazenda, e qualquer preocupação ou ocorrência seria prontamente tratada", diz o comunicado.

A empresa protocolou nesta sexta o plano de ação para reduzir os riscos da doença. O documento, afirma a fazenda, "foi elaborado com o objetivo de atender às exigências do parecer técnico bem como de estabelecer diretrizes e medidas preventivas eficazes para garantir a segurança dos participantes, equipe e visitantes".

De acordo com a Santa Margarida, o plano foi desenvolvido com a colaboração de pesquisadores e especialistas em controle de doenças transmitidas por carrapatos e abrange seis aspectos principais:

  • Avaliação da situação - monitoramento constante do carrapato-estrela e identificação de possíveis áreas de risco na fazenda;
  • Equipe responsável - definição de um grupo com profissionais de manutenção e controle de pragas para dar andamento à estratégia;
  • Medidas de prevenção - manutenção adequada do terreno, criação de barreiras físicas e investimentos em sinalização e orientações;
  • Serviços contratados - contratação de especialistas no combate ao carrapato;
  • Autoridades e colaboração - colaboração constante com as autoridades de saúde locais;
  • Monitoramento e revisão - cumprimento do cronograma e avaliações das medidas.

"A Fazenda Santa Margarida sempre agiu e age de acordo com todas as normas e exigências legais relacionadas à vigilância sanitária, bem como mantém um rigoroso processo de manutenção e cuidados em relação ao espaço e sua conservação", diz a empresa.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.