Descrição de chapéu Corpo

O perigo da ozonioterapia e práticas sem eficácia

Edição da newsletter Cuide-se avalia riscos de prática sem comprovação científica

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Esta é a edição da newsletter Cuide-se desta segunda-feira (14). Quer recebê-la no seu email? Inscreva-se abaixo:

Pessoa manipulando aparelho de ozonioterapia
Pessoa manipulando aparelho de ozonioterapia - Getty Images

Na última semana, a ozonioterapia entrou para o rol de tratamentos medicinais, após aprovação do presidente Lula (PT). A decisão foi criticada por médicos e cientistas. O motivo? Não há comprovação científica de sua eficiência.

Antes de explicar isso melhor, é preciso entender o que são as PICS, sigla para Práticas Integrativas e Complementares:

  • São tratamentos complementares reconhecidos pelo Ministério da Saúde que buscam a prevenção de doenças e a recuperação da saúde;

  • Elas têm foco no estabelecimento de um vínculo terapêutico e na integração do indivíduo com o ambiente e a sociedade;

Exemplos: acupuntura (e medicina tradicional chinesa), plantas medicinais, ayurveda e homeopatia.

Sim, mas…O problema é quando elas são usadas para suplantar as terapias convencionais —como, por exemplo, receitar tratamentos sem eficácia para um câncer, no lugar de uma quimioterapia, e não apenas como complemento da prática terapêutica.

Esse é o risco alertado por médicos e cientistas com a aprovação da ozonioterapia.

O que é: uma mistura de ozônio e oxigênio aplicada no corpo humano por injeção ou sonda, com a finalidade de tratar diversas condições, desde hérnia de disco e artrite até sequelas de câncer e AVC (acidente vascular cerebral);

  • O composto atuaria como um modulador celular, reduzindo a inflamação e gerando um efeito analgésico, que nunca foi comprovado;

  • A prática pode trazer sérios danos à saúde, sendo o principal deles irritação no local onde o gás foi aplicado;

  • Também pode provocar efeitos no sistema nervoso central, pulmões (pela inalação), coração e até perda de visão.

Por que importa: as práticas complementares atualmente oferecidas pelo SUS foram incluídas sem uma análise rigorosada comissão responsável por avaliar tais tecnologias, a Conitec (Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS). No caso da ozonioterapia, a Anvisa aprovou equipamentos apenas para fins estéticos e odontológicos, mas a sanção da lei pode abrir o caminho para liberação para outras práticas.

  • Durante a pandemia da Covid-19, alguns profissionais utilizaram a terapia contra a infecção pelo Sars-CoV-2, sem comprovação de eficácia.

Pensando nisso, entidades científicas enviaram um ofício à Ministra da Saúde, Nísia Trindade, na última quarta (9) destacando a necessidade de analisar e rever as práticas complementares oferecidas no SUS para evitar riscos aos pacientes.

O debate sobre a validade e segurança dessas práticas continua, ressaltando a importância de uma abordagem baseada em evidências para as decisões de saúde pública.


CIÊNCIA PARA VIVER MELHOR

Novidades e estudos sobre saúde e ciência

  • Seu sono atrasado pode trazer dano cardíaco. Recuperar o sono no fim de semana não reduz o possível risco cardíaco causado pela falta de sono, segundo um estudo na revista Psychosomatic Medicine. De acordo com a pesquisa, várias noites mal-dormidas alteram os batimentos e dormir mais horas no fim de semana não recupera o chamado nível basal.
  • Yoga melhora sintomas de asma. A prática de yoga, incluindo exercícios de respiração, ajuda a melhorar a função pulmonar em adultos com asma, de acordo com pesquisa da Universidade Normal de Honã (China). Segundo o estudo, a combinação de exercícios de respiração, treino aeróbico e yoga melhoraram a função pulmonar de exalação, assim como o fluxo respiratório máximo e a frequência respiratória.
  • Microplástico no coração. Pela primeira vez, cientistas encontraram microplásticos no coração de um paciente durante uma cirurgia cardiológica. O achado, divulgado na revista Environmental Science & Technology, confirma a absorção deste componente pelo corpo humano e pode ajudar a entender qual o efeito potencial de plásticos nos órgãos internos.
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.