Descrição de chapéu Coronavírus

Oscilação de casos de Covid está dentro da normalidade, diz Ministério da Saúde

Pasta reforça importância da vacinação para evitar casos graves

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A situação da Covid no Brasil está dentro da normalidade, de acordo com nota divulgada pela pasta da Saúde nesta quarta (6).

Na nota, o Ministério da Saúde disse estar acompanhando as oscilações de casos de Covid no país, que estão ocorrendo também em outros países do mundo devido à circulação de novas subvariantes do vírus, como a EG.5 e a BA.2.86.

Mulher recebe vacina bivalente contra Covid na UBS Nossa Senhroa do Brasil, na Bela Vista, região central de São Paulo
Mulher recebe vacina bivalente contra Covid na UBS Nossa Senhroa do Brasil, na Bela Vista, região central de São Paulo - Rubens Cavallari - 27.fev.23/Folhapress

De acordo com a pasta, entre as semanas epidemiológicas 32 a 35 (de 6 de agosto até 2 de setembro), foi registrada uma média de 11.200 casos por semana, enquanto entre as semanas 28 e 31 (9 de julho a 5 de agosto), a média estava em 11.388 casos por semana, representando uma variação de 1,7%.

Porém, nas últimas quatro semanas foi verificado um aumento dos testes com resultado positivo para Covid em relação às quatro semanas anteriores, de três pontos percentuais —passando de 22% para 25,1% dos exames com resultado positivo.

Essa variação encontra-se dentro do que é esperado para o período de inverno, ainda de acordo com a pasta. É importante reforçar que a média móvel de óbitos está em torno de 150 por semana, muito abaixo do que foi observado no pico da pandemia, mesmo com a maior circulação do vírus, ainda não é um número expressivo. A prevenção de caso grave e óbito, neste caso, é dada pela vacinação, afirma a Saúde.

"Apesar do decreto de emergência de saúde pública ter sido revogado, a Covid ainda é uma doença que seguirá causando infecção e adoecimento. É fundamental que a população continue se protegendo com todas as possibilidades para que possamos evitar a gravidade dos casos e óbito", reforça Ethel Maciel, secretária de Vigilância em Saúde e Meio Ambiente.

O cenário epidemiológico da Covid segue sendo monitorado constantemente, afirma a pasta, que disponibiliza ainda os dados atualizados de evolução da doença. As informações de casos e óbitos são coletadas das secretarias estaduais e municipais de saúde, analisadas e divulgadas por meio de informes epidemiológicos e na plataforma da Covid no painel Coronavírus do ministério.

A vacinação segue sendo a principal medida de reduzir casos graves e óbitos causados pela doença. Até o último dia 5 de setembro, cerca de 16% da população adulta recebeu a última dose contra a Covid da vacina bivalente, atualizada com a variante ômicron.

A baixa cobertura vacinal preocupa especialmente nas faixas etárias mais jovens —cerca de 9% dos jovens de 18 a 24 anos buscaram o reforço da vacina. Em relação às crianças, um levantamento realizado pelo Observa Infância, da Fiocruz, mostra que apenas 11,4% do público infantil de seis meses a 5 anos de idade está com o esquema completo vacinal.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.