São Paulo bate recorde histórico de casos de dengue em janeiro

Foram confirmados 1.792 casos nas primeiras três semanas do mês, maior número desde 2015, início da contagem

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A cidade de São Paulo contabilizou 1.792 casos de dengue nas primeiras três semanas de janeiro, número que já ultrapassa o total registrado no primeiro mês do ano desde o início da série histórica, em 2015. O recorde anterior ocorreu em 2016, quando foram registradas 1.252 confirmações da doença.

Os dados foram divulgados nesta segunda-feira (29) pela Secretaria Municipal da Saúde. De acordo com a pasta, foram notificados 5.052 casos de dengue de 1 a 20 de janeiro, dos quais 1.792 foram confirmados e são autóctones, ou seja, a infecção pelo vírus ocorreu no próprio município.

O mosquito Aedes Aegypti - Divulgação/World Mosquito Prog

Foram notificados ainda quatro casos de zika vírus, 45 de chikungunya e dois de febre amarela. Para essas doenças, não há nenhum caso confirmado.

Até o momento, a capital não registrou nenhum óbito associado a dengue. A doença, porém, causou mortes em outros municípios paulistas.

Segundo o Centro de Vigilância Epidemiológica, foram registrados 10.728 casos de dengue no estado até o último dia 20, e quatro pacientes morreram. As vítimas residiam em Bebedouro, Jacareí e Pindamonhangaba, onde houve duas mortes.

Além desses locais, a cidade de Dois Córregos, também no interior paulista, divulgou um óbito em decorrência da doença. O caso foi noticiado pela prefeitura no último dia 26.

Maior taxa de casos

A capital paulista possui atualmente um coeficiente de incidência (INC) de 14,9, ou seja, cerca de 15 casos confirmados por 100 mil habitantes. A taxa ajuda a identificar áreas de maior ou menor transmissão e varia entre as diferentes regiões.

O maior coeficiente da cidade está no Jaguara, na zona oeste. Foram 127 confirmações desde o início do ano, causando uma taxa de 534,5.

Na região central, o distrito administrativo com maior INC é a Santa Cecília (12,4 a cada 100 mil habitantes), com 11 casos de dengue confirmados. Já na zona leste, Itaquera possui o maior índice. Foram 188 casos confirmados desde o início do ano, levando a uma taxa de 88.

Na zona norte, o Jaçanã teve 51 ocorrências confirmadas (INC de 52,9); na zona sul, o Campo Limpo soma 103 casos da doença (INC de 44,2); e na região sudeste, a Água Rasa lidera a lista, com 24 confirmações e coeficiente de 24,5.

Combate à doença

Segundo a administração municipal, foram realizadas 256.127 ações de combate à dengue neste ano, considerando visitas casa a casa, vistorias a imóveis e pontos estratégicos, bloqueios de criadouros e nebulizações, entre outras. Em 2023, foram 5.317.437 atividades de prevenção.

As ações de combate à dengue serão ampliadas a partir de 1º de fevereiro com o aumento do efetivo de agentes ambientais e de saúde. O número passará de 2 mil para 12 mil funcionários no trabalho de identificação e eliminação de criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor dos vírus da dengue, zika e chikungunya.

Também está previsto para este sábado (3) um "Dia D" de ações de combate à doença. Todas as 471 UBSs (Unidades Básicas de Saúde) estarão abertas das 8h às 17h com médicos e profissionais de enfermagem para realizar atendimentos e testes rápidos de dengue.

Como eliminar focos de dengue

  • Tampe a caixa d’água e outros reservatórios de água

  • Retire folhas ou sujeiras que podem gerar acúmulo de água nas calhas

  • Guarde pneus em locais cobertos

  • Guarde baldes e garrafas com a boca virada para baixo

  • Realize limpeza periódica em ralos, canaletas e outros tipos de escoamentos de água

  • Limpe e retire acúmulo de água de bandejas de ar-condicionado e geladeiras

  • Lave as bordas dos recipientes que acumulam água com sabão e bucha

  • Jogue as larvas na terra ou no chão seco

  • Para grandes depósitos de água e outros reservatórios de água para consumo humano é necessária a presença de agente de saúde para aplicação do larvicida; Utilize areia nos pratos de vasos de plantas

  • Retire água de plantas como bambu e bromélias

  • Limpe as piscinas

  • Guarde ou jogue no lixo os objetos que podem acumular água

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.