Descrição de chapéu Dengue

São Paulo confirma segunda morte por dengue; estado tem mais de 100 mil casos

Óbito foi registrado no dia 8 de fevereiro, mas causa foi confirmada dias depois

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O município de São Paulo teve sua segunda morte por dengue em 2024. O caso foi registrado no dia 8 de fevereiro, mas a causa só foi confirmada agora.

A vítima, segundo a Secretaria Municipal de Saúde, era uma mulher de 58 anos, moradora da Vila Prudente, na zona leste. Ela apresentou sintomas no dia 1º de fevereiro e morreu uma semana depois em um hospital particular.

0
Pacientes são atendidos na UPA 26 de Agosto, na região de Itaquera, em São Paulo - Ronny Santos/Folhapress

No início do mês, a cidade já havia registrado a morte de um morador da zona leste aos 72 anos, em meio a escalada histórica da doença. Outros 22 óbitos são investigados pelas autoridades.

A administração municipal de Guarulhos também confirmou a segunda morte pela doença, mas o dado ainda não foi computado pelo governo estadual. A vítima era uma mulher de 86 anos que tinha comorbidades.

Outros óbitos na região metropolitana ocorreram em Embu-Guaçu e Suzano.

De acordo com dados da SES-SP (Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo), a capital tem 23.943 registros confirmados de dengue, com predominância dos sorotipos 1 e 2 do vírus.

Como mostrou a Folha, em seis distritos administrativos do município, o nível de incidência da doença já é considerado epidêmico (acima de 300 casos a cada 100 mil habitantes). São eles Itaquera, na zona leste, Jaçanã, Anhanguera e São Domingos, na zona norte, e Jaguara e Vila Leopoldina, na zona oeste.

dengue avança no estado

Em todo o estado de São Paulo, a doença matou 19 pessoas desde o início do ano, de acordo com dados de painel de monitoramento do governo atualizados nesta terça-feira (27). São 108 óbitos em investigação.

Além das mortes da Grande São Paulo, há registros pelo interior paulista, nos municípios de Taubaté (5), Bauru (3), Marília (2), Franca (1), São José do Rio Preto (1), Ribeirão Preto (1) e Barretos (1).

Até o último 24, ao término da oitava semana epidemiológica, foram 104.101 casos confirmados de dengue no estado de São Paulo, alta de 130% em comparação com o mesmo período de 2023, ano em que o país bateu recorde de mortes pela doença no país.

No ano passado, o patamar de 100 mil casos só foi atingido na semana epidemiológica 12, encerrada em 25 de março.

Ao menos 11 cidades paulistas decretaram situação de emergência devido ao aumento dos casos da doença. São elas Registro, Iepê, Marília, Botucatu, Jacareí, Pindamonhangaba, Pederneiras, Bariri, Guararema, Suzano e Taubaté.

O Brasil vive atualmente uma epidemia de dengue sem precedentes. De acordo com dados do Ministério da Saúde, o país registra um total de 973.347 casos prováveis e 195 mortes, segundo atualização do Painel de Monitoramento das Arboviroses desta terça-feira (27). A pasta projeta que o país pode atingir os 4,2 milhões de casos até o fim do ano, um recorde histórico.

No âmbito nacional, o Distrito Federal é a unidade da federação com maior incidência de dengue, com 3.552,6 casos prováveis por 100 mil habitantes, além de 52 mortes confirmadas.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.