Descrição de chapéu Projeto Saúde Pública

Biscoitos doces e wafers: veja alimentos que estão acima do teor de açúcar da Anvisa

Cerca de 18% dos produtos industrializados ultrapassam o limite de açúcar considerado seguro pela agência

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Quase um quinto, ou 18%, dos alimentos industrializados doces não respeitam o limite de açúcar, de acordo com análise da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

Os produtos com o teor de açúcar muito acima do estabelecido pela agência são biscoitos doces sem recheio e biscoitos do tipo wafers.

Os dados foram divulgados na última quarta (13) com base em produtos analisados em 2021.

Bolacha coberta de chocolate
As duas categorias de alimentos que não atingiram as metas de açúcares foram as de "biscoitos doces sem recheio" e "biscoitos tipo wafers". - Moving Moment - stock.adobe.com

O relatório foi elaborado para monitorar o cumprimento das metas estabelecidas nos Planos Nacionais de Redução de Sódio e Açúcares em Alimentos Industrializados. Os planos são estratégias de saúde pública voltadas para a diminuição da ingestão de sódio e açúcares pela população brasileira.

Das 11 categorias de alimentos doces que foram analisados, 82% deles estavam dentro das metas estabelecidas no plano nacional. Entre os produtos avaliados estavam: biscoito Maria e maisena, bebidas lácteas fermentadas e não fermentadas, refrigerantes, achocolatados, entre outros alimentos.

Os biscoitos doces sem recheio e os biscoitos tipo wafer registraram, respectivamente, 71,4% e 66,7% de não-conformidade com as metas do plano nacional. A agência entende, no relatório, que a indústria alimentícia desses biscoitos "ainda carece de melhorias significativas". Já os biscoitos Maria e maisena e biscoitos recheados registraram um progresso em relação a meta, já que eles se adequaram 100% a ela.

Em 2023, uma análise do Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor), divulgada pela Folha, de ovos de Páscoa vendidos em supermercados mostrou que as principais marcas extrapolam a recomendação da Anvisa para açúcar e gordura.

Segundo o levantamento, os selos de "Alto em gordura saturada" e "Alto em açúcar adicionado" imperam nos ovos de chocolate. O órgão analisou 31 produtos das marcas Lacta, Arcor, Nestlé, Linea e Ferrero, constatando que 87% deles já seguiam as novas regras e todos os itens atualizados possuíam quantidade de gordura saturada e açúcar adicionado acima do recomendado pela Anvisa. Com relação ao sódio, não foi identificado excesso.

O consumo de alimentos com alto teor de açúcar pode levar a diabetes, sobrepeso e obesidade, além de ser também um risco para outras condições associadas, como doenças cardíacas e do fígado.

A Anvisa reforça, no relatório, a importância de políticas públicas eficazes voltadas para a redução do consumo de açúcares para a proteção da saúde da população e a prevenção de doenças crônicas não transmissíveis. Em 2022, uma pesquisa feita em parceria entre a Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), USP (Universidade de São Paulo) e Universidad de Santiago do Chile revelou que o consumo de alimentos ultraprocessados esteve associado a 57 mil mortes prematuras em 2019 no país.

Alimentos ultraprocessados são aqueles que não contêm quase nada ou muito pouco do alimento original. São exemplos salgadinhos, bolachas recheadas, sorvetes, refrigerantes, balas e doces. De acordo com o Guia Alimentar para a Populção Brasileira, de 2014, os alimentos ultraprocessados devem ter um consumo mínimo na pirâmide alimentar brasileira, seguidos de alimentos processados, dos minimamente processados, e, por último, alimentos in natura —estes devem ocupar a base da pirâmide nutritiva.

A Anvisa busca barrar o consumo elevado de alimentos ultraprocessados desde a aprovação, em 2020, da resolução 429 que determina que as embalagens apresentem o selo "Lupa" alertando sobre a quantidade de açúcar, sal e gordura nos alimentos. A etiqueta padrão traz uma lupa preta, com a indicação "alto em", na parte frontal dos produtos, que também passam a contar com uma tabela de nutrientes por 100 ml ou 100 g, para facilitar a comparação por parte do consumidor.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.