Descrição de chapéu Dengue

Estado de SP registra 38 mortos por dengue e mais de 150 mil casos

Emergência em saúde pública foi decretada nesta terça-feira (5)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

São Paulo registrou 38 mortes por dengue nesta quarta-feira (6), segundo o painel de monitoramento do estado. Em investigação são 146 óbitos.

Desde o início do ano, o estado ainda atingiu a marca de 152.471 casos confirmados da doença e 86.099 estão em investigação.

Pesquisadores da Fiocruz analisam mosquitos aedes aegypti, transmissor da dengue
Pesquisadores da Fiocruz analisam mosquitos Aedes aegypti, transmissor da dengue - Apu Gomes/AFP

Na última terça-feira (5) foi decretado estado de emergência em São Paulo. O decreto deve facilitar a compra de insumos médicos e contratação de equipes por municípios, que poderão publicar decretos próprios a partir da emergência estadual.

Também haverá repasse de verbas do Ministério da Saúde ao estado. O montante será calculado com base num plano de ações que o estado paulista deverá enviar ao ministério.

Ao todo, são 25 municípios com óbitos confirmados: Bariri (2), Batatais (1), Bauru (1), Bebedouro (1), Boracéia (1), Bragança Paulista (1), Campinas (1), Franca (2), Guarulhos (3), Jacareí (2), Mairiporã (1), Marília (3), Matão (1), Mauá (1), Parisi (1), Pederneiras (3), Pindamonhangaba (2), Ribeirão Preto (2), São José dos Campos (1), São Paulo (2), Serrana (1), Suzano (1), Taubaté (2), Tremembé (1) e Votuporanga (1).

Os óbitos mais recentes, segundo o painel do estado, ocorreram nas cidades de Serrana, Jacareí e Matão em 26, 25 e 19 de fevereiro, respectivamente. As três vítimas, duas mulheres e um homem, tinham mais de 65 anos.

A epidemia de dengue no estado já atinge 1 em cada 5 municípios paulistas e registrou mais de 300 casos a cada 100 mil habitantes.

Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, 22 municípios decretaram emergência. Ao todo, o São Paulo imunizou 17,5% de seu público-alvo.

O Ministério da Saúde registra 580.760 casos confirmados e 329 mortes em todo o país, segundo o painel de arboviroses.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.