Descrição de chapéu medicina

Homem que se vacinou 217 vezes contra Covid não teve efeitos colaterais, diz estudo

Alemão afirma que tomou todos os imunizantes com a tecnologia mRNA; trabalho foi publicado na The Lancet

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Daniel Lawler
AFP

Um alemão que se vacinou deliberadamente contra a Covid 217 vezes não reportou nenhum efeito colateral, segundo pesquisadores.

Ele provavelmente é "a pessoa mais vacinada da história", segundo os resultados do estudo publicado na revista The Lancet Infectious Diseases.

O sistema imunológico do homem de 62 anos, morador da cidade de Magdeburgo (centro da Alemanha), opera sem problemas.

O homem, cuja identidade é mantida em anonimato, se vacinou diversas vezes apesar dos conselhos dos médicos.

Vacinação com o imunizate bivalente para pessoas com mais de 70 anos na UBS Nossa Senhora do Brasil, em São Paulo - 27.fev.2023 - Rubens Cavallari/Folhapress

As primeiras notícias em torno desse caso surgiram em 2022, quando os pesquisadores perceberam que ele já havia se vacinado 90 vezes.

Embora inicialmente tenha havido suspeitas de que o homem poderia estar envolvido em um esquema de tráfico ilegal de certificados de vacinação, a investigação de um promotor em Magdeburgo foi encerrada sem acusações contra ele.

O Ministério Público comprovou que o homem havia se vacinado 130 vezes em nove meses, diz o estudo.

Mas o alemão afirma ter recebido 217 doses de oito vacinas contra Covid diferentes, incluindo todos os imunizantes que usam a tecnologia mRNA durante 29 meses.

O homem estava "muito interessado" em se submeter a todo tipo de teste para comprovar os efeitos de tantas vacinações, explicou em um comunicado Kilian Schober, virologista da universidade alemã de Erlangen-Nuremberg e coautor do estudo.

Alguns cientistas acreditam que depois de receber tantas vacinas, as células imunológicas de um corpo se tornam menos eficazes, pois se acostumam com os antígenos.

Mas esse não foi o caso desse homem, segundo os pesquisadores.

De fato, ele tinha "concentrações consideravelmente mais altas" de células imunológicas e anticorpos para o vírus da Covid que um grupo de controle de três pessoas que receberam as três doses recomendadas, diz o estudo.

Seu corpo também não mostrou sinais de fadiga por todas essas vacinações: sua 217ª injeção ainda aumentou seu número de anticorpos contra a Covid, descobriram os pesquisadores.

O homem afirma que não notou nenhum efeito colateral. Também não testou positivo no teste e parece nunca ter contraído a doença, segundo a publicação.

Os pesquisadores alertaram que não se deve tirar muitas conclusões.

"Evidentemente que não apoiamos a hipervacinação", escreveu Schober no X.

É "relativamente improvável" que alguém tenha recebido tantas doses na história, assegurou Caitjan Gainty, especialista na história das vacinas do King's College de Londres, e que não está envolvida no estudo.

Spyros Lytras, virologista da Universidade de Tóquio, afirma que era um "número comicamente grande de vacinações".

"Se ele é a pessoa mais vacinada da história, não posso saber, mas sem dúvidas é a pessoa mais vacinada já reportada até agora", diz. "E duvido que vejamos outro relatório similar em um futuro próximo."

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.