Veja o perfil das pessoas infectadas e mortas pela dengue

Idosos, mulheres e moradores do Sudeste são os mais afetados pela doença

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O Brasil vive uma epidemia de dengue e, para traçar um perfil das vítimas infectadas e mortas pela doença, a Folha analisou as notificações registradas de 31 de dezembro de 2023 a 9 de março deste ano.

Foram contabilizados 741 mil casos prováveis, 18,9 mil internações e 1,1 mil mortes confirmadas e em investigação.

Especialistas afirmam que é importante ter pelo menos duas semanas de distanciamento das ocorrências para traçar um perfil das vítimas.

Poça d'água em um buraco na comunidade Morro da Lua, no Campo Limpo, bairro da zona sul de São Paulo - Rubens Cavallari/Folhapress

Em números absolutos, 9.148 pessoas brancas foram internadas, contra 8.989 negras —sendo 8.203 pardas e 786 pretas. Entre as mortes confirmadas e investigadas, a proporção se inverte. São 590 negros entre os registros de óbito pela doença (510 pardos e 80 negros), contra 492 brancos.

Foram registradas ainda 786 internações de pessoas amarelas e 60 de indígenas. Entre as mortes confirmadas e em investigação, 12 são de amarelos e 5 de indígenas.

Negros representam 52% dos casos prováveis de dengue e 53% das mortes confirmadas e em investigação —percentual semelhante aos 55,5% brasileiros que se consideram negros (pardos e pretos) de acordo com dados do Censo de 2022 .

Eles são, porém, 47% dos internados pela doença, uma diferença de 5 pontos percentuais em relação aos casos prováveis.

Já brancos representam 46% dos diagnósticos, 48% dos internados e 44,7% das mortes (confirmadas e em investigação). Segundo o Censo de 2022, brancos são 43,5% da população brasileira.

Amarelos —0,4% da população conforme o Censo— representam 4% das internações e 1% dos óbitos por dengue. Já indígenas, 0,8% da população, são 0,3% dos internados e 0,45% dos mortos (confirmados e em investigação).

O cálculo não inclui casos em que a raça foi ignorada no registro feito por profissionais de saúde no sistema.

Os casos e mortes por dengue são registrados de acordo com sexo, raça e idade no Sinan (Sistema de Informação de Agravos de Notificação). A designação é feita por profissionais de saúde, e não pelo próprio paciente. A Folha acessou esses microdados na plataforma do Datasus e contabilizou o total para o levantamento desta reportagem.

No Painel de Monitoramento das Arboviroses, atualizado diariamente pela pasta da Saúde, é possível verificar raça/cor e sexo dos casos prováveis da doença, mas não de pessoas internadas e mortas em decorrência dela.

O acesso facilitado a essas informações é uma cobrança de movimentos sociais, diz a médica Denize Ornelas, do grupo de trabalho de saúde da população negra da Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade. O Sinan hoje é o sistema com mais detalhes sobre os registros da doença, mas seu acesso depende de programas especializados.

Há uma frequência maior da doença, transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti, em idosos e pessoas com enfermidades como hipertensão arterial, diabetes, problemas renais, cardíacas, asma brônquica, bronquites, doença falciforme e obesidade, afirma Rivaldo Venâncio da Cunha, pesquisador da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz).

"Não consigo identificar um comportamento clínico mais agressivo da doença em pretos e pardos", diz o especialista em doenças infecciosas e parasitárias.

O exame rápido recomendado pelo Ministério da Saúde para identificar a forma grave da doença em postos de saúde é a "prova do laço". O teste consiste em medir a pressão arterial, segurar um tempo o aparelho, desenhar um quadrado no antebraço da pessoa e observar se ali aparecem pontinhos vermelhos. Uma grande quantidade desses pontinhos pode indicar necessidade de hospitalização.

A cor da pele negra, porém, pode dificultar a visualização das manchas vermelhas, diz Ornelas. "Com isso, pessoas brancas estão sendo mais internadas e, consequentemente, mais cuidadas."

Rita Helena Borret, médica da família que estuda a saúde da população negra, afirma que o acesso à internação é maior para a população branca —"que não é a que mais morre, nem a que mais se contamina"— por causa do racismo institucional, que faz com que pessoas negras "não sejam vistas com o mesmo cuidado que pessoas brancas". De acordo com ela, a gravidade da dengue é subdimensionada na população negra.

A Folha questionou o Ministério da Saúde sobre a diferença do percentual racial nos dados de casos, internamentos e óbitos, mas não obteve resposta até a publicação desta reportagem. A pasta também não respondeu por que o Painel de Monitoramento das Arboviroses não divulga os dados de raça por internamento e óbito.

Além da prevalência de mortes entre pessoas negras, a Folha analisou também sexo, faixa etária e residência das mortes confirmadas e em investigação por dengue.

A estatística populacional realizada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) é feita a partir da autodeclaração de cada pessoa entrevistada. Logo, os dados registrados no Sinan e as informações do IBGE não são diretamente comparáveis.

A região Sudeste concentra o maior número de mortes (690), seguida por Centro-Oeste (275), Sul (169), Nordeste (66) e Norte (14).

Distrito Federal, Minas Gerais e Espírito Santo são as unidades federativas com maior incidência de dengue por habitantes, segundo o painel de monitoramento do Ministério da Saúde.

Mulheres são maioria entre os óbitos registrados nas regiões Sudeste e Centro-Oeste, minoria no Norte e no Sul e metade no Nordeste.

Diferentemente dos dados nacionais, na região Sul, a maioria dos óbitos são de pessoas brancas. Com exceção do Norte do país, as regiões registram maior número de mortes na faixa etária de pessoas com 60 anos ou mais.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.