Descrição de chapéu Dengue

Rede D'Or triplica número de atendimentos por dengue no mês de maio em SP

A maior parte dos registros, segundo o grupo, está concentrada na capital paulista, Rio de Janeiro e Distrito Federal

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Dados do conglomerado de hospitais particulares da Rede D'Or apontam que, entre os meses de abril e maio, as unidades de pronto-socorro registraram uma alta de 198% nos atendimentos por dengue em todo o estado de São Paulo.

No total, a rede diz ter realizado 58.212 atendimentos em maio ante a 19.535 durante todo o mês de abril nas 26 unidades localizadas no estado.

Uma mão segura um tubo de ensaio contendo um líquido azul cintilante contra um fundo desfocado com uma fonte de luz branca. A iluminação destaca o brilho do líquido e cria um contraste entre luz e sombra.
Ovos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, observados durante análise da Fiocruz, no Rio de Janeiro - Wang Tiancong/Xinhua

As unidades que registraram maior número de atendimentos foram as localizadas em Osasco, Anália Franco e Morumbi, respectivamente.

Já no cenário nacional a situação é de estabilidade. Segundo a rede de hospitais, todas as 69 unidades do conglomerado registraram 67.797 atendimentos em abril, enquanto em maio foram contabilizados 67.222 em todo o país.

A Rede D'Or afirmou ainda que a maior parte dos atendimentos do grupo está registrada em São Paulo (86,5%), seguido por Rio de Janeiro (7,2%) e Distrito Federal (3,1%).

Em nota, o diretor nacional de infectologia da Rede D'Or, David Uip, pontua que o ciclo de transmissão da dengue deve terminar mais tarde que em anos anteriores. "Que isso sirva de alerta para um novo cenário epidemiológico da doença a partir de temperaturas cada vez mais altas e mudanças climáticas decorrentes do aquecimento global", diz.

No Brasil, dados do Ministério da Saúde mostram que 3.325 pessoas morreram pela doença até a última segunda-feira (3).

Já no estado de São Paulo, até a segunda eram registrados 922 óbitos por dengue, enquanto a capital paulista apontava 43 mil novos casos em uma semana e 194 mortes.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.