Descrição de chapéu África

OMS expressa preocupação por nova cepa da varíola dos macacos

Uma nova linhagem mais letal denominada clado Ib está se espalhando na República Democrática do Congo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

AFP

A OMS (Organização Mundial da Saúde) alertou nesta quinta-feira (11) para a ameaça representada pela varíola dos macacos e expressou preocupação com um surto epidêmico de uma nova cepa mais mortal na República Democrática do Congo.

Nesse sentido, a OMS relatou ter recebido relatos de casos de 26 países no último mês.

A mpox "continua sendo uma ameaça à saúde global", declarou o diretor da agência, Tedros Adhanom Ghebreyesus, em uma coletiva de imprensa.

Registro amplificado 40 mil vezes detalha a estrutura das partículas virais e evidencia que a célula é cerca de 300 vezes maior
Registro amplificado 40 mil vezes detalha a estrutura das partículas virais e evidencia que a célula é cerca de 300 vezes maior - Débora F. Barreto-Vieira/IOC/Fiocruz/Débora F. Barreto-Vieira/IOC/Fiocruz

A África do Sul recentemente registrou 20 casos, três deles fatais, "os primeiros casos no país desde 2022".

Nenhum dos pacientes havia viajado para o exterior, "indicando que os casos confirmados representam uma pequena porcentagem de todos os casos e que está ocorrendo transmissão comunitária", destacou.

A situação na República Democrática do Congo, onde uma nova cepa do vírus se espalha desde setembro, é especialmente alarmante.

Esta epidemia "não mostra sinais de desaceleração", acrescentou Tedros. Foram registrados 11 mil casos e 445 mortes, sendo as crianças as mais afetadas.

Em maio de 2022, começaram a surgir surtos da doença em todo o mundo, fora dos cerca de dez países da África Central e Ocidental nos quais a varíola dos macacos é endêmica há muito tempo.

O diretor-geral da OMS declarou emergência de saúde pública de alcance internacional por essa epidemia em julho daquele ano e encerrou o estado de alerta em maio de 2023, embora ainda recomende a vigilância.

Desde setembro passado, uma nova cepa ainda mais letal está se espalhando na República Democrática do Congo, denominada clado Ib e transmitida por contato sexual.

A varíola dos macacos se caracteriza por erupções cutâneas que podem aparecer nos órgãos genitais ou na boca. Sintomas como febre, dor de garganta ou nos gânglios linfáticos também são frequentes.

A doença é transmitida por contato próximo com pessoas ou animais infectados, bem como por meio de objetos contaminados pelo paciente, como roupas ou lençóis.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.