Campeão mundial de motociclismo e F-1, John Surtees morre aos 83 anos

Crédito: Oli Scarff/AFP John Surtees no paddock do GP da Inglaterra de 2016
John Surtees no paddock do GP da Inglaterra de 2016

DO UOL
DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Morreu nesta sexta-feira (10), aos 83 anos, o ex-piloto John Surtees, campeão da F-1 em 1964. Britânico nascido na cidade de Tatsfield, ele é o único atleta a conquistar mundiais sobre quatro rodas e também duas rodas, esses nos anos de 1956, 1958, 1959 e 1960.

A notícia foi confirmada pela família de Surtees no site de sua fundação. Ele estava sob tratamento de um problema respiratório desde fevereiro, internado no St. Georges Hospital, em Londres. Em tratamento intensivo por um período curto, ele morreu nesta tarde.

"Lamentamos profundamente a perda de um homem incrível, gentil e amoroso. Também celebramos a vida incrível dele", diz o texto. "Ele deu um exemplo de como se superar no seu auge e lutar até o fim."

Surtees era um apaixonado pelos esportes a motor e continuava trabalhando até pouco tempo atrás na fundação Henry Surtees, que leva o nome de seu filho que em 2009, aos 18 anos, morreu em um acidente de F-2.

Após uma carreira vitoriosa no motociclismo, Surtees chegou à F-1 ainda em 1960, ano em que conquistou o seu último mundial sobre duas rodas. Três anos depois foi para a Ferrari, equipe pela qual fez história ao conquistar o Mundial de 1964.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.