Descrição de chapéu Copa do Mundo

Após amistosos, Douglas Costa encaminha convocação para a Copa

Jogador é elogiado por Tite e pelo auxiliar técnico Sylvinho

Douglas Costa durante o amistoso da seleção brasileira contra a Rússia - Kirill Kudryavtsev/AFP
São Paulo

Após os amistosos realizados diante da Rússia e da Alemanha, o técnico Tite foi enfático em afirmar que ainda não definiu a lista dos 23 convocados para a Copa do Mundo da Rússia, que será realizada entre os dias 14 de junho e 15 de julho. 

O treinador, porém, tem mais um nome praticamente certo no Mundial: o atacante Douglas Costa, da Juventus, que foi titular contra a Rússia e entrou na etapa complementar diante da Alemanha.

Diante dos russos, o jogador ganhou uma oportunidade como titular e jogou na posição de Neymar. Na partida, Tite escalou uma formação mais ofensiva com Philippe Coutinho na armação das jogadas e William e Douglas Costa abertos pelo lado. 

Contra os alemães, o atacante entrou na etapa complementar no lugar de Coutinho. Foi a única substituição feita pelo treinador brasileiro durante a partida. Joachim Löw, por exemplo, fez cinco modificações. 

Nesta terça-feira (27), o atacante recebeu elogios do treinador e do auxiliar técnico Sylvinho. 

“Eu tenho monitorado pessoalmente o Douglas, e faz três meses que ele assumiu a titularidade da Juventus. Entendíamos que era um processo de adaptação ao futebol italiano, difícil, mas ele tem dado muito bom resultado para a Juventus. Ele é escalado pela direita, esquerda, às vezes por dentro. O futebol na Itália tem muita variação tática e isso nos ajuda, ele empresta a nós", disse o auxiliar. 

“O Douglas Costa cresceu muito. Cresceu na sua equipe e cresceu na seleção brasileira”, afirmou o treinador, que havia confirmado no mês passado que já tinha 16 nomes assegurados. 

Assim, as vagas abertas são para as posições de goleiro, lateral direito, zagueiro, lateral esquerdo e um meio campista, que possa desempenhar a função de Paulinho. A 23ª vaga deverá ser usada pelo treinador para um jogador com característica mais ofensiva que atue no meio de campo. 

GOLEIROS
Alisson e Ederson estão garantidos na Copa do Mundo. A terceira vaga para a posição deverá ficar com Cássio, que tem a confiança do treinador. Convocado para os amistosos contra a Rússia e Alemanha, Neto ficou apenas no banco de reservas no segundo amistoso. 

LATERAIS
Do lado direito, o único garantido é Daniel Alves. A briga pela condição de reserva está entre Fagner, do Corinthians, e Danilo, do Manchester City. O corintiano foi utilizado poucos minutos contra a Rússia. 

Do lado esquerdo, Marcelo também está confirmado. A segunda vaga está entre Alex Sandro, da Juventus, e Filipe Luís, do Atlético de Madri, cortados por contusões dos últimos amistosos. Porém, Filipe Luís sofreu uma fratura na fíbula e deverá voltar atuar somente em maio, o que o deixa para trás na disputa. 
Ismaily, convocado para suprir as ausências, não é cogitado. 

ZAGUEIROS
Os zagueiros Thiago Silva, Miranda e Marquinhos também são nomes certos na lista de Tite. A quarta vaga está sendo disputada por Rodrigo Caio, do São Paulo, e Pedro Geromel, do Grêmio. O primeiro não foi relacionado para ficar no banco de reservas contra a Rússia, enquanto o segundo não foi opção contra a Alemanha. O gremista atuou poucos minutos diante dos russos. 
Entre os dois, o jogador do São Paulo foi o mais chamado. Ele ainda pode atuar como volante em caso de necessidade, o que pode pesar na elaboração da lista.  
Gil, do Shandong Luneng (CHI), e Jemerson, do Monaco, correm por fora. 

VOLANTES
Casemiro e Fernandinho também estão assegurados no Mundial. 

MEIO-CAMPISTAS
Paulinho, Renato Augusto, Philippe Coutinho e Willian são os quatro meio-campistas que estarão na Rússia. Tite deverá convocar pelo menos mais um jogador para a posição. A briga está entre Giuliano, do Fenerbahce, e Fred, do Shakhtar Donetsk, convocado para os últimos amistosos, –-entrou contra a Rússia. 
Outros nomes cogitados são Diego, do Flamengo, Arthur, do Grêmio, e Lucas Lima, do Palmeiras. 

ATACANTES
A lista de atacantes já tinha três nomes confirmados: Neymar, Gabriel Jesus e Firmino. Com o desempenho nos dois últimos amistosos, Douglas Costa carimbou sua vaga. Se optar por um quinto nome, Taison, que está sendo chamado constantemente, se torna uma alternativa. 
Diego Souza, do São Paulo, e Luan, do Grêmio, correm por fora. 
Convocado para os jogos contra a Rússia e Alemanha, Willian José nem foi testado. 

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.