Descrição de chapéu Futebol Rússia

Brasil tem o preço mais baixo de pacote de figurinhas da Copa, diz pesquisa

Estudo compara valores em dólares e revela que suíços gastam quase R$ 900 para completar álbum

São Paulo

Uma pesquisa realizada pelo economista Luciano Sobral para o Santander, e divulgada nesta terça-feira (24), conclui que o Brasil tem o preço mais barato de pacotes de figurinhas da Copa do Mundo da Rússia. O estudo compara os preços dos cromos em 42 países, em dólares.

No Brasil, um pacote com cinco figurinhas custava R$ 1 em 2014 e subiu para R$ 2 neste ano, um aumento de 56% acima da inflação do período. No entanto, o preço atual convertido para dólares, US$ 0,59, ainda é o menor entre os países contemplados pela pesquisa.

Álbum e figurinhas da Copa do Mundo de 2018
Álbum e figurinhas da Copa do Mundo de 2018 - Gabriel Cabral/Folhapress

O país com o preço mais caro de pacotes em dólares é a Suíça, US$ 1,80 (R$ 6,24) por cinco figurinhas. Sem levar em conta as repetidas, um suíço gastaria US$ 245 (R$ 856) para completar o álbum, mais que o triplo do que um brasileiro, US$ 80 (R$ 280).

Países do Leste Europeu também apresentam um custo elevado do produto: Hungria, Polônia, Romênia e Rússia completam o grupo dos cinco países com pacotes mais caros. O anfitrião da Copa cobra US$ 1,35 (R$ 4,68), mais que o dobro do Brasil.

Outros países da América Latina acompanham o Brasil no fim da tabela. No Equador, o pacote custa US$ 0,70 (R$ 2,43), na Argentina, U$ 0,74 (R$ 2,56), e no México, no Chile e na Colômbia, US$ 0,75 (R$ 2,60).

Sobral se inspirou no “índice Big Mac”, uma pesquisa feita pela "The Economist" que comparou o preço do sanduíche em dólares em vários países do mundo, para avaliar o poder de compra de cada população.

“Como os Big Macs, as figurinhas da Copa, vendidas desde 1970 pela editora Panini, são altamente padronizadas e globalizadas e, por isso, em teoria poderiam ser úteis para medir a paridade do poder de compra (PPA)”, disse Sobral na pesquisa.

No entanto, o economista reconhece que o impacto econômico das figurinhas não se compara ao do Big Mac. "Em parte, acreditamos que isso tem relação com o custo da mão de obra, que provavelmente não é determinante no preço das figurinhas, diferentemente dos sanduíches, elas podem ser feitas em menos unidades de produção e transportadas sem perda na qualidade", concluiu Sobral.

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