Descrição de chapéu Copa do Mundo

Vetadas desde 1981, iranianas assistem a jogo de Copa em estádio de Teerã

Governo local autorizou a presença de mulheres em exibição de partida da seleção do Irã

Teerã | AFP

Pela primeira vez em 37 anos, mulheres iranianas puderam assistir a uma partida de futebol dentro de um estádio. Nesta quarta-feira (20), as torcedoras acompanharam a transmissão da vitória da Espanha sobre a seleção em um telão no estádio Azadi, em Teerã, ao lado de homens e crianças.

A presença de mulheres em arenas de futebol é vetada desde 1981, reflexo da legislação islâmica ultraconservadora instituída no país após a revolução de 1979.

Pela primeira vez desde 1981, governo autoriza a presença de mulheres em estádio de futebol no Irã
Pela primeira vez desde 1981, governo autoriza a presença de mulheres em estádio de futebol no Irã - AFP

Os 10 mil ingressos colocados à venda foram esgotados rapidamente, evidenciando o interesse da população pelo desempenho da seleção no Mundial da Rússia.

As torcedoras foram autorizadas a assistir ao jogo no estádio após a enorme comoção com a vitória de 1 a 0 sobre o Marrocos, na última sexta-feira (15), quando centenas de pessoas tomaram as ruas para celebrar, incluindo diversas mulheres.

A liberação para a entrada das mulheres ao estádio havia sido confirmada já para a partida contra o Marrocos, porém, a decisão foi suspensa horas antes do início da partida.

A expectativa agora é que as mulheres também tenham autorização para assistir na arena o próximo jogo da seleção, contra Portugal, na segunda-feira (25), pela última rodada do Grupo B do Mundial.

Muitos clérigos iranianos se opõem às mulheres que participam de jogos de futebol, dizendo que elas devem ser protegidas da atmosfera masculina, embora a decisão seja frequentemente criticada em todo o espectro político.

Tayebeh Siavoshi, integrante do parlamento feminino, que há muito faz campanha para que mulheres assistam aos jogos ao vivo em estádios, disse que espera que a decisão abra caminho para uma mudança mais ampla na política.

"Uma vez que os espectadores tenham mostrado respeito pelas regras, esperamos que seja possível assistir ao jogo entre Irã e Portugal no mesmo estádio. Isso marcará o início das famílias assistirem aos jogos disputados no [estádio] Azadi”, afirmou à agência de notícias Isna.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.