Descrição de chapéu Copa do Mundo

Neymar vive 2º revés em Copas e vê melhor do mundo distante

Atacante foi criticado por simulações durante campanha da seleção

Neymar reage ao segundo gol da Bélgica na partida contra o Brasil nas quartas
Neymar reage ao segundo gol da Bélgica na partida contra o Brasil nas quartas - Eduardo Verdugo/Associated Press
Kazan

Principal jogador do futebol brasileiro e um dos melhores do mundo, o atacante Neymar, 26, não conseguiu ser o protagonista que se esperava na Copa disputada na Rússia, a segunda da sua carreira.

Durante a participação, ele conviveu com críticas, elogios, dores no tornozelo e no pé direito, além da decepção da eliminação nas quartas de final.

Com a queda da equipe brasileira, Neymar perdeu a chance de conquistar um título que o credenciaria a chegar com favoritismo ao prêmio de melhor jogador do mundo em 2018.

A expectativa do atleta havia crescido após as eliminações da Argentina de Lionel Messi e de Portugal de Cristiano Ronaldo nas oitavas de final da competição.

O brasileiro também mostrava evolução jogo a jogo. Tanto é que foi eleito o melhor em campo no triunfo do time de Tite contra o México, na última segunda-feira (2), pelas oitavas da competição.

Nesta sexta-feira, após a eliminação brasileira, ele deixou a Arena Kazan sem falar com a imprensa. Desde o início do Mundial, o atacante deu entrevista apenas após o empate diante da Suíça, na estreia, e na vitória sobre o México, quando foi eleito o melhor em campo e precisava conversar com os jornalistas para seguir o protocolo da Fifa.

"Eu não ligo muito para as críticas, nem mesmo para os elogios, pois podem influenciar a cabeça dos atletas. Nos últimos dois jogos [Costa Rica e Sérvia] eu não falei com a imprensa pois não queria polêmica. E alguns se alteram, não sei se querem aparecer ou falar", disse o jogador.

Durante a Copa do Mundo, Neymar recebeu muitas críticas por conta das simulações de faltas e reclamações com a arbitragem. Contra a Costa Rica, em partida válida pela segunda rodada, o atacante viu a marcação de um pênalti sobre ele ser revertida pelo árbitro holandês Bjorn Kuipers consultar o VAR (árbitro assistente de vídeo).

Ele foi criticado também pela reação, considerada exagerada, após sofrer um pisão do mexicano Layún.

"É absolutamente patético. Ninguém duvida das suas habilidades, é um jogador magnífico. Ainda assim, é realmente patético quando começa a rolar como se estivesse em agonia. Por que ele acha que precisa fazer isso?", questionou o britânico Alan Shearer.

Nesta sexta-feira, ele tentou cavar um pênalti durante o início do segundo tempo contra os belgas, mas o árbitro sérvio Milorad Mazic nada assinalou. Pouco depois, o brasileiro foi repreendido pela arbitragem.

Apesar do comportamento, Neymar foi a principal válvula de escape do Brasil pela esquerda no confronto contra a Bélgica. Desde o início da partida, se mostrou participativo.

Como de costume, atuou aberto pelo lado esquerdo e muitas vezes recuava até o meio de campo para ajudar na armação das jogadas.

Ele tentava triangulações com Philippe Coutinho e Marcelo, mas não obteve sucesso para superar a marcação de Meunier, Witsel e Fellaini, que atuavam pelo setor.

Mesmo assim, saiu de seus pés a melhor chance do Brasil na etapa inicial. Aos 8 minutos, ele cobrou escanteio na direção do zagueiro Thiago Silva, que acertou a trave. O lance foi bem semelhante ao gol feito pelo defensor contra a Sérvia, pela última rodada da primeira fase.

No segundo tempo, logo após o Brasil diminuir o marcador com Renato Augusto, Neymar ainda participou de duas ótimas jogadas que poderiam ter resultado no empate brasileiro.

Na primeira, fez o pivô com Firmino, que virou e bateu por cima. Na outra, deu assistência para Coutinho que, dentro da área, concluiu para fora. No último lance da partida, bateu no ângulo e viu o goleiro Courtois desviar para escanteio.

Neymar deixa o Mundial da Rússia com dois gols marcados. No total, finalizou 27 vezes e acertou 13 vezes o gol, de acordo com os números da Fifa. Ele ainda deu 276 passes, sendo 217 completados. No total, perdeu 53 bolas.

Na Copa do Mundo do Brasil, em 2014, o camisa 10 marcou quatro gols. Na oportunidade, a seleção terminou na quarta colocação após as derrotas para a Alemanha por 7 a 1 e para a Holanda por 3 a 0.

Ele, porém, não participou de nenhuma dessas partidas após sofrer uma lesão na vértebra em duelo contra a Colômbia, pelas quartas de final.

Sem brilhar na Rússia, o atacante também entrou em rota de colisão com a Globo durante o Mundial. O estopim foram as críticas, principalmente do narrador Galvão Bueno, após os dois primeiros jogos, que levaram até o pai do jogador a tentar colocar panos quentes na situação.

Entre uma e outra irritação, Neymar postou em uma rede social um desabafo, onde menciona que "falar, até papagaio fala". O jogador é fã do piloto brasileiro Ayrton Senna, que se referia ao narrador Galvão Bueno como "papagaio" --eles mantinham relação de amizade.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.