Governo japonês estuda adotar horário de verão só para os Jogos de Tóquio

Comitê organizador é a favor de mudança, mas população teme aumento da jornada de trabalho

São Paulo

O governo japonês está preocupado com as altas temperaturas no país nesta época do ano, e estuda criar um horário de verão só para os Jogos de Tóquio. A próxima Olimpíada será disputada entre 24 de julho e 9 de agosto de 2020.

O primeiro-ministro Shinzo Abe pediu nesta terça (7) que seu partido analise se há necessidade de implantar a mudança de horário. Yoshiro Mori, chefe do comitê organizador de Tóquio-2020, foi quem revelou à imprensa local as intenções de Abe.

Relógio em pista de atletismo perto do estádio olímpico que está em construção para os Jogos de Tóquio
Relógio em pista de atletismo perto do estádio olímpico que está em construção para os Jogos de Tóquio - Issei Kato/Reuters

Os organizadores da Olimpíada são a favor do horário de verão para os Jogos, especialmente Mori, que já foi primeiro-ministro do Japão. O dirigente afirma que a medida também ajudaria os esforços ambientais do país.

O Japão não utiliza o horário de verão há mais de 60 anos. A Coreia do Sul também não, mas adotou a prática durante a Olimpíada de Seul, em 1988. Também há a possibilidade de adiantar duas horas em vez de uma, para dar aos atletas condições menos extremas de competição.

As temperaturas em Tóquio têm passado constantemente dos 30ºC durante o verão, e a cidade próxima de Saitama bateu o recorde do país com 41ºC em 23 de julho.

Por outro lado, a população japonesa teme que o adiamento do anoitecer faça com que as jornadas de trabalho, já extensas no país, aumentem. Os habitantes do país também não estão acostumados a lidar com o período de adaptação após a mudança de horário.

Segundo o vice-presidente do comitê organizador, Toshiaki Endo, a decisão sobre a adoção do horário de verão deve acontecer durante o outono japonês, entre setembro e dezembro.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.