Tite convoca seleção com 11 novidades em relação à lista da Copa do Mundo

Brasil joga contra EUA e El Salvador nos dias 7 e 11 de setembro, respectivamente

São Paulo

O técnico Tite fez nesta sexta-feira (17), na sede da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), no Rio de Janeiro, a primeira convocação da seleção brasileira após a eliminação para a Bélgica nas quartas de final da Copa do Mundo. A lista do técnico traz 11 mudanças em relação ao elenco que disputou o Mundial na Rússia, entre junho e julho.

O primeiro teste da nova seleção brasileira chamada por Tite acontecerá em setembro. O Brasil inicia o ciclo para a Copa do Mundo do Qatar com os amistosos contra os EUA, dia 7, em Nova Jersey, e El Salvador, dia 11, em Washington. A apresentação dos jogadores está prevista para o dia 2.

Tite anuncia os convocados da seleção brasileira
O técnico Tite anunciou nesta sexta-feira (17) a lista de 24 convocados para os amistosos de setembro da seleção brasileira - Pedro Martins/Mowa Press

As principais novidades entre os 24 convocados foram o goleiro Hugo (Flamengo), 19, os zagueiros Dedé (Cruzeiro), 30, e Felipe (Porto), 29, os meio-campistas Lucas Paquetá (Flamengo), 20, Arthur (Barcelona), 22, e Andreas Pereira (Manchester United), 22, e os atacantes Pedro (Fluminense), 21, artilheiro do Campeonato Brasileiro com 10 gols, e Éverton (Grêmio).

"Tentei procurar ser o mais justo possível. Como procurei equilibrar, decidi não trazer dois de cada clube. Poderia chamar um do Palmeiras, o Bruno Henrique, que está jogando muito, mas tenho que dar a oportunidade a esses atletas. Ficam prejudicadas as três equipes em detrimento do Palmeiras em razão da convocação? Sim", disse o técnico Tite, ao justificar a convocação de jogadores de Corinthians, Flamengo e Cruzeiro, que disputam, assim como o Palmeiras, a semifinal da Copa do Brasil.

As partidas de ida do mata-mata da competição nacional estão marcadas para o dia 12 de setembro, um dia após o amistoso contra El Salvador.

Além das novidades na lista, algumas ausências também merecem destaque, como a do atacante Gabriel Jesus (Manchester City), titular com Tite durante toda a campanha do Mundial da Rússia.

"Em cada setor levamos um atleta que esteve na Copa, mais outro que possa ter oportunidade. Tinha o Gabriel Jesus, goleador, mas esse é o momento para um Pedro, que pela regularidade e gols que vem tendo, fala por si só", justificou o treinador da seleção.

Outros nomes importantes que ficaram de fora são Miranda e Marcelo. Tite reconheceu que o zagueiro e o lateral esquerdo fizeram uma Copa "inquestionável", mas disse que o momento era de dar oportunidades.

Antes mesmo da divulgação da lista, Edu Gaspar, coordenador de seleções, disse que as convocações ao longo desse novo ciclo, de preparação para a Copa do Qatar, em 2022, serão divididas em três fases distintas.

"Temos três fases em curto, médio e longo prazo. O curto vai até o fim de janeiro. O que nós consideramos o médio: caracterizamos final de dezembro até o fim da Copa América. Serão menos observações e mais preparação para a Copa América. Do fim dela em diante é longo prazo", explicou Gaspar.

Além de iniciar o trabalho de olho no próximo Mundial, a seleção também tem em seu radar a disputa da Copa América de 2019, que será realizada no Brasil.

Para Tite, a convocação desta sexta-feira significa a largada para uma nova fase no comando da seleção brasileira. Ele acertou a renovação do contrato com a CBF em 25 de julho, apenas 19 dias após a derrota por 2 a 1 para a Bélgica, que custou a eliminação na Copa da Rússia.

Esta será a segunda vez que um treinador que não foi campeão com o Brasil em uma Copa do Mundo seguirá na seleção na abertura do ciclo seguinte. 

Após ficar em terceiro lugar na Argentina, em 1978, Cláudio Coutinho foi mantido pela CBF à frente do time brasileiro.

Com a eliminação na Copa América de 79, depois de um empate por 2 a 2 com o Paraguai no Maracanã, Coutinho deixou o cargo e foi comandar o Flamengo.

Os convocados do Brasil pós-Copa

Goleiros:
Alisson (Liverpool)
Neto (Valencia)
Hugo (Flamengo)

Laterais:
Filipe Luís (Atlético de Madrid)
Fagner (Corinthians)
Alexsandro (Juventus)
Fabinho (Liverpool)

Zagueiros:
Marquinhos (PSG)
Thiago Silva (PSG)
Dedé (Cruzeiro)
Felipe (Porto)

Meio-campistas:
Andreas Pereira (Manchester United)
Philippe Coutinho (Barcelona)
Willian (Chelsea)
Casemiro (Real Madrid)
Fred (Manchester United)
Arthur (Barcelona)
Lucas Paquetá (Flamengo)
Renato Augusto (Beijing Guoan)

Atacantes:
Neymar (PSG)
Roberto Firmino (Liverpool)
Douglas Costa (Juventus)
Pedro (Fluminense)
Éverton (Grêmio)

Erramos: o texto foi alterado

Diferentemente do informado na lista de convocados do texto, o lateral direito Danilo (Manchester City) não foi chamado por Tite, e o volante Casemiro (Real Madrid) está na lista.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.