Descrição de chapéu Futebol Internacional

Veja onde assistir e o que você precisa saber sobre os torneios europeus

Alemão, Inglês e Espanhol terão transmissão de emissoras brasileiras

City de Pep Guardiola faturou uma série de recordes no título inglês da última temporada
City de Pep Guardiola faturou uma série de recordes no título inglês da última temporada - Carl Recine/Reuters
São Paulo

Após uma Copa do Mundo dominada pelas seleções da Europa, com quatro semifinalistas do continente, a temporada dos torneios nacionais começou em agosto com novidades. Novamente, os ingleses foram os que mais gastaram em reforços. Mas não foram os únicos, claro. Real Madrid, na Espanha, e Juventus, na Itália também fizeram barulho na janela de transferências. 

O fã de futebol brasileiro, porém, não poderá assistir a alguns dos campeonatos que se acostumou a ver na televisão. O Francês, por exemplo, não terá transmissão na TV fechada brasileira. A liga italiana poderá ser vista pela internet, em inglês, ou pela TV, em italiano.

Veja abaixo um guia com as principais novidades e os destaques das competições europeias. 

Campeonato Inglês

Com o duelo entre Manchester United e Leicester, começou no último dia 10 o torneio nacional mais rico do mundo. Com dinheiro de sobra, a disputa pelo favoritismo é grande. O atual campeão e bilionário Manchester City vem de uma temporada com uma lista de recordes quebrados: primeiro a chegar aos 100 pontos, vitória em 32 dos 38 jogos, 18 triunfos consecutivos e 106 gols marcados.

Os outros grandes ingleses gastaram para quebrar a hegemonia do City. Ninguém mais do que Liverpool, que torrou mais de 170 milhões de libras (cerca de R$ 820 milhões). Chelsea e Arsenal trocaram de treinador. No Manchester United, o técnico José Mourinho terá em alta o campeão mundial Paul Pogba e o belga Romelu Lukaku.

Números

Times: 20 (jogam todos contra todos duas vezes, em 38 rodadas)
Vagas na Liga dos Campões: quatro (do 1º ao 4º) 
Vagas na Liga Europa: duas (5º e 6º)
Média de público: 38.495 pessoas por jogo

Brasileiros na liga

20 jogadores brasileiros estão registrados em clubes do Campeonato Inglês. Alisson, Fabinho, Fred e Richarlison são as principais novidades para esta temporada.

​​Onde assistir e quando assistir
- TV

ESPN
Rede TV!
- Dias
Inglês geralmente tem rodadas sexta (16h), sábado (8h30, 11h e 13h30) e domingo (9h30 e 12h)

Marque na agenda

- Arsenal 0 x 2 Manchester City (12/8)
Na estreia do campeão Manchester City no Inglês, time conquistou boa vitória sobre o Arsenal, fora de casa. Sterling e Bernardo Silva marcaram os gols do triunfo por 2 a 0.

- Chelsea x Liverpool (29/9), às 13h30
Duelo entre o italiano Maurizio  Sarri, que preza pela posse de bola, contra Jürken Klopp, cuja ideia de futebol é mais reativa. 

- Chelsea x Manchester United (20/10), às 8h30
Ídolo no clube londrino, onde já foi campeão nacional três vezes, o técnico José Mourinho busca seu primeiro título inglês com o Manchester United.

- Manchester City x Manchester United (11/11), às 14h30
Clássico de Manchester, que já foi o duelo entre primo rico e primo pobre, hoje virou confronto entre dois ricaços.

- Arsenal x Tottenham (1/12), às 13h
Arsenal, historicamente mais forte que o Tottenham, viu o rival superá-lo nas últimas temporadas, desbancando-o na briga por vaga na Liga dos Campeões.

Campeonato Espanhol

Como vem ocorrendo em todas as suas edições recentes, o Campeonato Espanhol, que teve início no último dia 17, terá Barcelona e Real Madrid como grandes aspirantes à taça e o Atlético de Madrid correndo por fora. Atual campeão e com apenas uma derrota na última campanha, o time de Messi parece ter um bom caminho para a conquista do bi, especialmente por causa das mudanças no grande rival.

O Real perdeu seu líder dentro de campo, Cristiano Ronaldo, e seu comandante à beira dele, Zinedine Zidane. É com Julen Lopetegui na direção técnica e sem um substituto para o craque português que a formação madrilenha tenta recuperar o trono nacional. O Atlético, que se reforçou bem, espera atrapalhar.

Números

Times: 20 (jogam todos contra todos, duas vezes, em 38 rodadas)
Vagas na Liga dos Campeões: quatro (do 1º ao 4º)
Vagas na Liga Europa: duas (5º e 6º)
Média de público: 26.939 pessoas por jogo

Brasileiros na liga

O atacante Malcom e o volante Arthur, ambos de 21 anos, formados respectivamente no Corinthians e no Grêmio, reforçaram o Barcelona, que perdeu Paulinho. Eles chegaram a uma liga cheia de compatriotas de destaque, como Marcelo e Casemiro, do Real Madrid, e Filipe Luís, do Atlético.

Onde e quando assistir
- TV
ESPN
Fox Sports
- Dias
Espanhol geralmente tem rodadas sexta (início entre 15h15 e 17h15), sábado (início entre 11h15 e 17h15), domingo (início entre 7h e 17h15) e segunda (15h e 17h)

Marque na agenda

- Real Madrid x Atlético de Madrid (29/9 ou 30/9)
Merece atenção o clássico de Madri, uma rivalidade renovada pelo crescimento do Atlético nos últimos anos, sob comando de Diego Simeone.

- Barcelona x Real Madrid (27/10 ou 28/10)
Por motivos óbvios, é um dos dois principais jogos do campeonato. São os grandes aspirantes ao título em confronto direto.

- Real Madrid x Barcelona (2/3 ou 3/3)
Completa a lista dos principais jogos. O duelo em Madri, já na reta final da competição, pode ser decisivo para a definição do campeão.

Campeonato Italiano

Depois de surgir no Sporting, brilhar no Manchester United e dominar o mundo no Real Madrid, Cristiano Ronaldo inicia mais um passo de sua carreira na Juventus. Será o português de 33 anos o centro das atenções no Campeonato Italiano.

A equipe alvinegra nem precisou do craque para conseguir um histórico heptacampeonato nacional. Com o camisa 7, o oitavo título parece questão de tempo. Roma, Inter e Napoli tentarão dar graça à disputa, que terá início no próximo dia 18.

Números

Times: 20 (jogam todos contra todos, duas vezes, em 38 rodadas)
Vagas na Liga dos Campeões: quatro (do 1º ao 4º)
Vagas na Liga Europa: duas (5º e 6º)
Média de público: 24.767 pessoas por jogo

Brasileiros na liga

Na Juventus, Cristiano Ronaldo terá a companhia de Alex Sandro e Douglas Costa. Miranda continua na Inter. Já Felipe Anderson trocou a Lazio pelo West Ham, da Inglaterra, mas a liga italiana ainda tem vários representantes brasileiros, como o ex-palmeirense Vitor Hugo, da Fiorentina, reforçada por Gerson, ex-Fluminense.

Onde e quando assistir
- TV

Nenhuma emissora brasileira comprou os direitos de transmissão do campeonato.

A IMG, agência que detém os direitos de transmissão, lançou o seu próprio serviço de streaming, o Serie A Pass.

A RAI Internacional anunciou que deve transmitir alguns jogos por rodada. A transmissão é em italiano.
- Dias
Italiano geralmente tem rodadas sexta (15h30), sábado (13h e 15h30), domingo (13h e 15h30) e segunda (15h30)

Marque na agenda

- Chievo x Juventus (18/8), às 13h
O jogo em Verona marca a estreia de Cristiano Ronaldo na competição. 

- Juventus x Napoli (29/9), horário a definir
A atual heptacampeã receberá aquele que tem sido seu maior adversário no caminho para a taça do Italiano.

- Lazio x Roma (3/3 ou 4/3), horário a definir
O clássico de Roma, cercado de rivalidade, continua sendo um dos grandes confrontos do futebol italiano.

Campeonato Francês

A partida entre Olympique de Marselha e Toulouse inauguriu no último dia 10 a nova temporada do Campeonato Francês. Dono de cinco títulos nacionais nas últimas seis temporadas, o Paris Saint-Germain é favorito para faturar mais uma taça e seguir em sua hegemonia local.

O Monaco, único clube que conseguiu interromper a sequência de títulos do PSG, perdeu peças importantes e se enfraqueceu. Com isso, dificilmente fará resistência ao provável bicampeonato da equipe parisiense, que contratou Gianluigi Buffon e terá Kylian Mbappé em alta após a Copa do Mundo

Números

Times: 20 (jogam todos contra todos duas vezes, em 38 rodadas)
Vagas na Liga dos Campões: três (do 1º ao 3º) 
Vagas na Liga Europa: duas (4º e 5º)
Média de público: 22.544 pessoas por jogo

Brasileiros

Só no Paris Saint-Germain há quatro brasileiros: Marquinhos, Thiago Silva, Daniel Alves e Neymar. Outros jogadores com passagem pela seleção brasileira são Luiz Gustavo, Dante e Jemerson, de Olympique, Nice e Monaco, respectivamente. 

Onde e quando assistir
- TV
Nenhuma emissora brasileira comprou os direitos de transmissão do campeonato, mas algumas partidas são transmitidas em francês pela TV5Monde
- Dias
Francês geralmente tem rodadas sexta (15h45), sábado (12h e 15h) e domingo (10h, 12h e 16h)

Marque na agenda

- Monaco x Olympique de Marselha (8/9), às 16h
Duelo do campeão de 2016/2017 e vice da última temporada, o Monaco, com o quarto colocado na última Ligue 1, o Olympique de Marselha, um dos grandes do país.

- Paris Saint-Germain  x  Lyon (7/10), às 16h
Campeão e favorito, o Paris Saint-Germain encara o clube que foi dominante na década anterior, com sete títulos consecutivos entre 2002 e 2008.

- Olympique de Marselha x Paris Saint-Germain (28/10), horário a definir
Maior clássico francês, jogo já teve banimento de torcedores visitantes por parte das autoridades francesas em razão do histórico de violência.

- Monaco x Paris Saint-Germain (11/11), horário a definir
Monaco foi o único a conseguir interromper a sequência de títulos do PSG. Porém, na temporada passada, os parisienses venceram por 7 a 1 o jogo disputado na capital francesa.

Campeonato Alemão

A chegada do suíço Lucien Favre ao comando técnico do Borussia Dortmund, assim como a do meio-campo Witsel, que esteve na Copa pela Bélgica, podem fazer com que a equipe do Vale do Ruhr faça frente ao Bayern de Munique.

A equipe da Bavária ganhou sete dos últimos nove campeonatos na Alemanha. Série que só foi quebrada pelo bicampeonato do próprio Borussia em 2011 e 2012.

Números

Times: 18 (jogam todos contra todos duas vezes, em 34 rodadas)
Vagas na Liga dos Campões: quatro (do 1º ao 4º)
Vagas na Liga Europa: duas (5º e 6º)
Média de público: 44.646 pessoas por jogo

Brasileiros

São 14 brasileiros inscritos na Bundesliga 2018/2019. Dois deles, Paulinho (atacante vendido pelo Vasco) e Wendell (ex-lateral esquerdo do Grêmio) vão atuar pelo Bayer Leverkusen. O lateral direito Rafinha segue no elenco do Bayern de Munique.

O meia Axel Witsel, que fez boa Copa do Mundo com a seleção da Bélgica, foi a principal contratação da janela de transferências na Alemanha
O meia Axel Witsel, que fez boa Copa do Mundo com a seleção da Bélgica, foi a principal contratação da janela de transferências na Alemanha - Wolfgang Rattay/Reuters

Onde e quando assistir
- TV

Fox Sports
- Dias
Alemão geralmente tem rodadas sexta (15h30), sábado (10h30 e 13h30) e domingo (10h30 e 13h)

Marque na agenda

Schalke 04 x Borussia (8/12 ou 9/12), horário a definir
Apesar de toda a hegemonia do Bayern de Munique na Bundesliga, Borussia x Schalke é o grande clássico da Alemanha

Borussia x Schalke 04 (27/4 ou 28/4), horário a definir
O clássico do segundo turno pode definir se um dos rivais terá condições de impedir mais um título do Bayern.

Campeonato Holandês

O Campeonato Holandês começou no último dia 10 com o confronto entre PEC Zwolle e Heerenveen, às 15h. O PSV defende o título da última temporada, seu terceiro nas últimas quatro edições da competição.

A única equipe que interrompeu a sequência vitoriosa do clube de Eindhoven foi o Feyenoord, na temporada 2016/2017. O Ajax, maior campeão do país com 33 títulos, não conquista o Holandês desde 2014.

Números

Times: 18 (jogam todos contra todos duas vezes, em 34 rodadas)
Vagas na Liga dos Campões: duas (1º e 2º) 
Vagas na Liga Europa: duas (3º e 4º)
Média de público: 18.995 pessoas por jogo

Brasileiros na liga

Há poucos jogadores brasileiros no Campeonato Holandês. O principal deles é o atacante David Neres, 21, revelado no São Paulo e que desde 2017 defende o Ajax.

Onde e quando assistir
- TV
Nenhuma emissora brasileira comprou os direitos de transmissão do campeonato.
- Dias
Holandês geralmente tem rodadas sexta (15h), sábado (13h30 e 15h45) e domingo (7h15, 9h30 e 11h45).

Marque na agenda

- PSV x Ajax (23/9), às 11h45
Clássico dos dois clubes mais poderosos da Holanda. PSV é o último campeão, e Ajax não vence a liga desde 2014. 

- Ajax x Feyenoord (28/10), às 9h30
Duelo de maior tradição no país. Maior expoente do futebol holandês, Johan Cruyff atuou pelas duas equipes.

- Feyenoord  x PSV (2/12), às 9h30
Confrontos entre os dois últimos campeões nacionais. O Feyenoord conquistou o título da temporada 2016/2017. 

Campeonato Turco

O futebol antisséptico ainda não chegou à Turquia. Nos jogos de maior rivalidade do país, são comuns as confusões e o arremesso de objetos, como o que cortou a cabeça do técnico do Besiktas, Senol Gunes, em abril.

Esse desequilíbrio não é visto na tabela, com vários candidatos ao título do campeonato, que terá início na sexta-feira. O atual campeão, Galatasaray, tem algum favoritismo, mas Fenerbahçe, Besiktas e Istanbul Basaksehir, surpresa da última temporada, querem brigar.

Números

Times: 18 (jogam todos contra todos, duas vezes, em 34 rodadas)
Vagas na Liga dos Campeões: duas (1º e 2º)
Vagas na Liga Europa: duas (3º e 4º)
Média de público: 19.107 pessoas por jogo

Brasileiros na liga

A liga turca é uma daquelas com muitos brasileiros, entre famosos e menos conhecidos. O experiente Robinho está no Sivasspor, que contratou também o zagueiro David Braz. Vagner Love defende o Besiktas, assim como o lateral esquerdo Adriano. O Galatasaray tem no elenco Mariano, Maicon e Fernando. O Fenerbahçe conta com Souza e Giuliano.

Souza, com passagens por Vasco, Grêmio e São Paulo, está no Fenerbahçe desde 2015
Souza, com passagens por Vasco, Grêmio e São Paulo, está no Fenerbahçe desde 2015 - Murad Sezer/Reuters

Onde e quando assistir
- TV

Nenhuma emissora brasileira comprou os direitos de transmissão.
- Dias
Turco geralmente tem rodadas sexta (15h45), sábado (13h30 e 15h45), domingo (13h30 e 15h45) e segunda (15h45)

Marque na agenda

- Fenerbahçe x Besiktas (22/9 ou 23/9), horário a definir
É um dos duelos de grande rivalidade, com clima sempre quente no estádio Sukru Saraçoglu.

- Galatasaray x Besiktas (4/5 ou 5/5), horário a definir
O último clássico do campeonato, na 31ª rodada, pode ser decisivo para o título.

Campeonato Português

Nos últimos 16 anos, Porto ou Benfica venceram a primeira divisão de Portugal. Sendo que o time do norte do país ganhou 10 títulos e os benfiquistas, de Lisboa, 6. Na próxima temporada o duelo permanece. O Benfica, depois de ficar uma temporada inteira sem títulos, foi ao mercado internacional para se reforçar.

Entre as chegadas está a do goleiro alemão Odisseas Vlachodimos, 24, que era do Stuttgart e defendeu por muitos anos as seleções de base da Alemanha. Como forças secundárias aparecem o tradicional Sporting, também de Lisboa, e o Sporting de Braga, que pode ser um azarão.

Números

Times: 18 (jogam todos contra todos duas vezes, em 34 rodadas)
Vagas na Liga dos Campões: duas (1º e 2º)
Vagas na Liga Europa: duas (3º e 4º)
Média de público: 11.967 pessoas por jogo

Brasileiros na liga

O lateral-direito João Pedro, 21, transferido do Palmeiras e Éder Militão, 20, vendido pelo São Paulo, são os reforços brasileiros que vão disputar pela primeira vez o Campeonato Português. Outros 23 brasileiros transferiram-se neste início de temporada para o país europeu. Do lado do Benfica, o experiente zagueiro Luisão, 37, continua.

Revelado no São Paulo, Éder Militão já foi apresentado pelo Porto
Revelado no São Paulo, Éder Militão já foi apresentado pelo Porto - Divulgação

​​Onde e quando assistir
- TV

ESPN
- Dias
Português geralmente tem rodadas sexta (16h30), sábado (12h30, 15h e 17h), domingo (14h30 e 16h30) e segunda (16h15)

Marque na agenda

- Benfica x Porto (7/10), 16h
Desde que Sporting e Boa Vista deixaram de brigar pelo título, na virada do século, é o maior clássico local.

- Porto x Benfica (3/3), 16h
O clássico de março entre os dois favoritos à taça tem boa chance de ser decisivo na disputa pelo título.

Liga Europa

Apesar de ser considerada a segunda competição internacional mais importante do futebol europeu, sempre conta com alguns dos grandes times do continente. Na edição 2018/2019 não será diferente.

O Milan, da Itália, é uma das equipes classificadas, assim como a Lazio. Os representantes da Premier League, que também já entram na fase de grupos como os italianos, são o Chelsea e o Arsenal. Da Alemanha, os representantes são Eintracht Frankfurt, vencedor da Copa da Alemanha, e Bayer Leverkusen.

Números

Times: 213 (são cinco etapas antes da fase de grupos, que conta com 48 equipes)
Vagas na Liga dos Campões: uma (Campeão)
Média de público: 45.834 pessoas por jogo (a partir da fase de grupos)

Brasileiros no torneio

Os brasileiros David Luiz e Willian, pelo Chelsea, e o garoto Paulinho, 18, recém contratado pelo Bayer Leverkusen do Vasco da Gama, são alguns dos brasileiros que devem jogar o torneio.

Diego Godín e Antoine Griezmann celebram a conquista da última Liga Europa
Diego Godín e Antoine Griezmann celebram a conquista da última Liga Europa - Christophe Ena/Associated Press

Onde e quando assistir
- TV
Ainda não há uma definição.
- Dias
O horário nobre da Liga Europa é a tarde de quinta-feira, pelo horário de Brasília.

Marque na agenda

A fase de grupos começa no dia 20 de setembro, após o sorteio no dia 31 de agosto.

Liga dos Campeões

Campeão de quatro das últimas cinco edições da Liga dos Campeões, o Real Madrid, sem Cristiano Ronaldo, naturalmente se enfraquece para a disputa do torneio nesta temporada. E a Juventus, que conta agora com o português, aspira poder enfim conquistar a competição novamente.

O clube italiano esbarrou na final em 2017 e 2015 e não vence a Liga dos Campeões desde 1996. O Barcelona, que se reforçou na janela de transferências, tentará diminuir a diferença de títulos para o Real Madrid. Os catalães têm cinco taças, enquanto a equipe de Madri, maior campeã da história, tem 13.

Números

Times: 79 (são quatro etapas antes da fase de grupos, que conta com 32 equipes)
Média de público: 45,834 pessoas por jogo (a partir da fase de grupos)

Brasileiros no torneio

O lateral esquerdo Marcelo e o volante Casemiro, ambos do Real Madrid, são os brasileiros com mais títulos no torneio: quatro. Neymar busca seu segundo título na competição, agora com o Paris Saint-Germain, que aspira a conquista do principal torneio de clubes do mundo.

Real Madrid conquistou quatro das últimas cinco Ligas dos Campeões
Real Madrid conquistou quatro das últimas cinco Ligas dos Campeões - Kai Pfaffenbach/Reuters

Onde e quando assistir
- TV
Canais da Turner (Space e TNT)
- Dias
Os horários nobres da Liga dos Campeões são as tardes de terça e quarta-feira, pelo horário de Brasília.

Marque na agenda

A fase de grupos começa no dia 18 de setembro, após o sorteio no dia 30 de agosto.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.