Descrição de chapéu The New York Times

Estrela da ginástica dos EUA critica tuíte de dirigente sobre campanha da Nike

Presidente de federação havia se manifestado contra anúncio estrelado por Kaepernick

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Sarah Mervosh
Nova York | The New York Times

Um dia depois que a USA Gymnastics, a federação americana de ginástica artística, apontou uma presidente interina para ajudar a modalidade a deixar para trás meses de tumulto e escândalo, a organização se envolveu em uma nova controvérsia no sábado (13) –e foi criticada por uma das maiores estrelas do esporte.

A nova presidente da federação, Mary Bono, foi criticada por um tuíte anti-Nike que ela postou em setembro, dias depois de a empresa anunciar uma campanha publicitária estrelada por Colin Kaepernick, ex-quarterback da NFL que se ajoelhava durante a execução do hino dos Estados Unidos antes das partidas em protesto contra a desigualdade racial e pelas mortes de negros causadas por ações policiais.

O tuíte redespertou o debate sobre Kaepernick e os protestos no futebol americano, que dividiram o país entre aqueles que os veem como desrespeitosos para com a bandeira nacional e as Forças Armadas, e aqueles que veem a oposição aos protestos como insensibilidade racial.

E isso pode colocar a USA Gymnastics em uma posição difícil. A federação, que perdeu o apoio de grandes empresas em meio ao escândalo quanto aos abusos, não conta com um patrocinador de material esportivo.

Simone Biles compete no campeonato americano de Ginástica Artística, em Boston
Simone Biles compete no campeonato americano de Ginástica Artística, em Boston - Tim Bradbury - 19.ago.2018/Getty Images/AFP

Rich Calhoun, pai de quatro filhos que participam da USA Gymnastics e competem em provas de ginástica em Massachusetts, disse estar frustrado por a nova indicação para o comando da organização ter gerado ainda outra controvérsia.

"Depois de tudo que aconteceu, é isso que eles fazem?", ele questionou.

Calhoun disse que o tuíte de Bono parecia zombar daqueles que falam em defesa de pessoas que sofreram abusos. "Isso é o exato oposto do que a USA Gymnastics deveria fazer agora", ele declarou.

Tradução de Paulo Migliacci

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.